Consumidor Consciente - Edição 634

Bancos: reclamações devem ser atendidas em 10 dias

Amigo consumidor, você sabia que os bancos têm um prazo de 10 dias para atender às reclamações de seus clientes, desde que elas tenham sido registradas nas centrais de atendimento do Banco Central (BC)? A instituição que descumprir essa norma está sujeita a punições que vão desde advertência e multa.

Portanto, a obrigação que a instituição bancária tem durante esse período é a de dar uma resposta ao cliente sobre o andamento da situação.

 

Como apresentar as queixas

Se você deseja reclamar ou tirar dúvidas sobre serviços bancários, deve ligar para a Central de Atendimento ao Público do Banco Central (BC), pelo número 145.

As queixas podem ser apresentadas ainda pelo site www.bcb.gov.br, na página de serviços ao cidadão. O próprio BC, no entanto, recomenda o uso do telefone. Nem todas as cidades têm agências do BC e a ligação é gratuita. O resultado da providência adotada pelo banco é comunicado ao interessado o mais rapidamente possível. 

Feita a reclamação, o cliente recebe o número de registro de seu processo e o BC a encaminha para o banco. Com base na informação cadastral, o banco deve entrar em contato com você para tentar resolver o problema. Se ele for solucionado, o próprio banco é responsável por comunicar ao BC as providências tomadas.

 

Melhores serviços

Com esse serviço, nós usuários teremos maior apoio para exigir dos bancos mais esclarecimentos, melhores serviços e, acima de tudo, sermos informados de nossos direitos. 

E tem mais: a determinação também vale para consórcios e cooperativas de crédito. Antes, as regras em relação às nossas reclamações não eram esclarecidas e respondidas.



Publicado em 12/04/2018 - por Élcio Schmitz

btn_google.png btn_twitter.png btn_facebook.png








Autor deste artigo


Mais vistos

Publicidade

  • d83a8831fba6952d386c6501dc64c0ab.jpg