Palavra Palhocense - Consumidor-consciente

Consumidor Consciente - Edição 642

Novas regras do cartão de crédito estão em vigor

Caro consumidor, já estão valendo as novas regras do cartão de crédito.

A medida prevê que os bancos não podem mais cobrar juros maiores de clientes que estão no crédito rotativo e ficam inadimplentes. O crédito rotativo é usado por quem não paga o valor total da fatura no vencimento.

Embora o juro do rotativo seja uma das maiores taxas cobradas dos brasileiros, há instituições que cobram um percentual ainda maior se o cliente que está no rotativo fica inadimplente. A partir de agora, o juro para quem atrasa o pagamento será o mesmo do crédito rotativo, apenas acrescido de 2% de multa e 1% de juro de mora ao mês.

 

Cuidado, não se empolgue demais

Não é que cartão de crédito seja inimigo de nós, consumidores. Mas é preciso saber usá-lo, evitando alguns erros que podem conduzir ao efeito mais indesejado: o uso do crédito rotativo (pagamento do valor mínimo), por exemplo, pode nos inviabilizar o pagamento total da divida, com efeito “bola de neve”.

 

Veja algumas recomendações

Suas despesas habituais do mês não deveriam ser feitas com cartão de crédito. Gastos com supermercado, combustível e compra de remédios de uso contínuos já deveriam estar previstos no seu orçamento, e não comprometer o cartão de crédito 

Por mais tentador que seja, fuja dos parcelamentos longos no cartão. Quanto mais tempo você levar para quitar a dívida, maiores são as chances de se endividar. Quando precisar comprar um produto parcelado, opte pelo menor número possível de parcelas.

Não saque dinheiro do caixa eletrônico com cartão de crédito. Nesse caso, você estará contratando um empréstimo.



Publicado em 07/06/2018 - por Élcio Schmitz

btn_google.png btn_twitter.png btn_facebook.png








Autor deste artigo


Mais vistos

Publicidade

  • d83a8831fba6952d386c6501dc64c0ab.jpg