Gastronomia - Edição 640

Receita de tainha escalada

A tainha tem múltiplas variações de preparo. A receita desta edição segue uma tradição manezinha muito antiga com um toque contemporâneo. Considere que o ponto de partida é uma tainha ovada de uns dois quilos.

 

Ingredientes
Tainha com ova
Azeite misturado com manteiga
Sal, pimenta moída na hora e limão
Farinha de mandioca
Colorau, cebola, tomate, um folha de louro e tempero verde para o pirão

 

Preparo

Peixe: Um dia antes do preparo, na hora de limpar o peixe, faça a abertura pelas costas e separe os dois filés, deixando as peles e retirando as partes mais escuras que são amargas. A carcaça serve para fazer caldo e depois o pirão. Tempere com sal apenas e um pouco de pimenta, coloque em saco plástico adequado e coloque no freezer. Retire os filés seis horas antes do preparo e deixe degelar naturalmente.

A farinha de mandioca passa por uma rápida secagem. Coloque umas 200 gramas direto em uma frigideira de ferro ou antiaderente utilizando uma peneira ultrafina, a mais fina que tiver. Vá mexendo a farinha em fogo baixo para retirar bem a umidade.  Empane o filé direto nessa farinha, bata bem o excesso e grelhe no azeite de oliva, misturado com manteiga até ela pegar uma cor bem dourada. Sirva acompanhado de arroz branco, salada de tomate e cebola e pirão.

 

Ova: A ova é um ingrediente perfeito, acabado, não precisa acrescentar nada. No preparo, o menos é mais. Basta grelhar com azeite em fogo baixo virando sempre com cuidado para não queimar. Quando as peles das ovas começarem a ficar douradas é hora de retirar do fogo e servir imediatamente, fatiadas com limão, sal e umas gotas de azeite de oliva.

Pirão: Cozinhe a carcaça da tainha com duas cebolas picadas, dois tomates sem pele picados, tempero verde, sal e folha de louro e faça a cor usando o colorau até chegar no ponto desejado. Após 20 minutos, coe o líquido e vá acrescentando farinha de mandioca com uma peneira mexendo sempre, aos poucos, até a liga se transformar em pirão.

 

 

Melhor de Palhoça

A indicação desta semana é da empresária Kamila Souza Laurindo, que gerencia o setor de Recursos Humanos da empresa Acervo, que, aliás, recém comemorou seus 25 anos de fundação. Kamila recomenda: “Gosto muito do Munique da Pedra Branca, onde a comida é sempre muito saborosa, o atendimento é sensacional e o preço justo”.

Serviço

Restaurante Munique
Endereço: Rua da Universidade, 613, Pedra Branca
Fone: 3344-0163
Horário de funcionamento: as 7h às 24h; domingos das 9h às 18h



Publicado em 24/05/2018 - por Palhocense

btn_google.png btn_twitter.png btn_facebook.png








Autor deste artigo


Mais vistos

Publicidade

  • d83a8831fba6952d386c6501dc64c0ab.jpg

Destaques

  • Nenhuma matéria relacionada.