Gastronomia - Edição 701

Himawari foca na qualidade

 

O nome Himawari significa girassol, no Japão. A flor tem um significado de fama, sorte, sucesso e felicidade, além de ser heliotropista, ou seja, se vira ao sol. Esse nome, feminino, muito usado para batizar mulheres no Japão, foi escolhido pelo empreendedor Flávio Martins para a sua casa de comida oriental, que tem sede no bairro Bela Vista e uma unidade junto ao Beer Garden, no Centro de Palhoça.

A história de Flávio como protagonista na cena gastronômica de Palhoça é inusitada. Trabalhava como motorista de aplicativo e certo dia atendeu um cliente que se identificou como profissional de cozinha, sushiman, o Brendo. Flavio gostou da conversa, idealizou um restaurante japonês e foi buscar o Brendo, integrado à equipe, e que, por sua vez, chamou o irmão gêmeo, ambos fazendo parte da equipe.

A trajetória do Himawari começou em janeiro deste ano e desde então Flavio busca consolidar seu negócio, procurando oferecer muita qualidade. “A qualidade da comida é minha obsessão e o reconhecimento obtido até aqui acho que comprova isso”, afirma.

Flávio vai além: busca a combinação dessa qualidade dos seus produtos com um ambiente descontraído, sem frescuras. “Nosso restaurante é um lugar de bairro, onde os clientes podem chegar de chinelo e bermuda que serão atendidos como todo mundo”, explica.

A fidelização de seu público mira o seu bairro-natal, Bela Vista, onde nasceu, e a cidade de Palhoça, região central. Flavio prefere concentrar sua atuação em Palhoça e num raio de 5 km para as tele entregas.

Aliás, a comida entregue em casa representa um salto de até 75% das vendas nos meses mais frios. O número de mesas diminui para oito no inverno, suficientes para a demanda no local. Já nos meses de verão, Flavio precisa puxar duas tendas e instalar mais 20 mesas para dar conta do movimento.
O sushi é o carro chefe do cardápio, com cerca de 80% dos pedidos, mas existem demandas para porções, pratos quentes como o yakisoba e até ceviches. O salmão é a proteína mais consumida entrando também os camarões, peixes brancos e a lula.


Só tem no Himawari

Já imaginou o clássico bolo de aniversário com velas para cantar o “parabéns a você”, só que esse “bolo”, na realidade, é um enorme combinado de sushis? Provavelmente os japoneses nunca imaginaram algo, mas o Himawari tem essa exclusividade, por encomenda. E faz sucesso. Flávio já recebeu vários pedidos.

Ah, e lembra do Brendo, o sushiman? Ele vai desfalcar a equipe do Flávio - ganhou um convite para trabalhar em Portugal e vai seguir em busca de novas oportunidades em terras lusitanas, que, pelo visto, também têm espaço para comidas orientais. A qualidade, porém, Flávio garante: “Seguirá a mesma”.



Publicado em 08/08/2019 - por Marcos Heise

btn_google.png btn_twitter.png btn_facebook.png








Autor deste artigo


Mais vistos

Publicidade

  • Banner-310x260.gif