Agende horário para fazer a carteira de identidade

Serviço de agendamento passa a ser oferecido no IGP de Palhoça

8862546ff121aa2e66f37e9208db00e4.jpg Foto: REPRODUÇÃO/INTERNET

Quem precisa fazer a carteira de identidade (seja a primeira ou a segunda via) e não quer encarar uma fila na agência do Instituto Geral de Perícias (IGP) de Palhoça, agora passa a ter a opção de agendar um horário pela internet. Alguns municípios catarinenses já estavam adequados ao sistema de agendamento, e nesta semana Palhoça entrou no circuito.

A carteira de identidade é o principal documento de identificação no Brasil e é válido em todo o território nacional. 
O documento é tão importante que pode até substituir o passaporte em países do Mercosul, desde que tenha sido emitido há menos de 10 anos. 

Para a emissão da carteira de identidade em Palhoça, o cidadão deve comparecer ao posto de identificação, que fica na rua 24 de Abril, número 3057, no Centro. Até esta semana, o atendimento vinha sendo feito por ordem de chegada. A partir de quarta-feira (17), com o objetivo de agilizar o procedimento e minimizar o tempo de atendimento, o IGP passou a oferecer também aos palhocenses a opção de agendar o atendimento pela internet. Basta acessar o site agendamento.igp.sc.gov.br e seguir as instruções na tela para escolher uma data e um horário.

O agendamento pode ser feito para horários entre 8h e 15h40. Um guichê do IGP vai ficar reservado só para os atendimentos previamente agendados. Cada atendimento leva, em média, 20 minutos.

Por enquanto, o IGP segue atendendo também por ordem de chegada, mas a intenção é a de, no futuro, ter 100% do atendimento para emissão de carteiras de identidade feito via agendamento (já é assim em algumas cidades onde o sistema já está operacional, como Joinville e Jaraguá do Sul). O que é bom para quem atende, porque dá fluidez ao trabalho, e para quem é atendido, porque evita o tempo perdido em filas de espera.

Em geral, o movimento é muito grande na sede palhocense do IGP, principalmente no período da tarde; cedo, pela manhã, entre 8h e 9h30, por exemplo, é baixíssimo. No verão, as filas costumam ser ainda maiores. O posto de Palhoça chega a fazer 150 carteiras de identidade em dias de pico, praticamente o dobro de um dia “normal”.

Acesse o site e agende seu atendimento!



Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • d83a8831fba6952d386c6501dc64c0ab.jpg