Alunos de Palhoça lançam livro de poemas

Lançamento do livro "É Nós" teve até "tarde de autógrafos" na Prefeitura

e8136599f0b5081bcdf4e9dc5f9826da.JPG Foto: DIVULGAÇÃO/PMP

A secretaria de Educação realizou uma "tarde de autógrafos" para o lançamento do livro "É Nós", uma antologia de textos de alunos e alunas da Escola Básica Frei Damião, situada na comunidade de mesmo nome, e da Escola Básica Reinaldo Weingartner, do bairro Rio Grande. O evento "Galeria de Poetas e Poetizas" ocorreu na tarde de sexta-feira (24), no auditório da Prefeitura, com a presença de professores, diretores das escolas envolvidas, gestores municipais em educação e pais de alunos.

O livro de poemas retrata o cotidiano dos estudantes, com narrativas poéticas de suas dificuldades de sobrevivência e dos fatos que marcam suas vidas e envolvem a comunidade e suas famílias. A obra reflete o sonho que cada um carrega dentro da alma. A edição é resultado da parceria entre a Prefeitura de Palhoça e o Projeto Fórmula da Vitória de Língua Portuguesa, do Instituto Ayrton Senna.
O projeto do livro foi coordenado pela professora Maria Isabel Teixeira Brisolara, com o apoio dos diretores Osmar Antônio Vieira (Reinaldo Weingartner) e Caroline da Silva P. Andrade (Frei Damião). Maria Isabel revelou que logo no início do projeto se deparou com "um imenso desafio", porque muitos dos alunos nem mesmo gostavam de ler. "Mas, ao final, foi um projeto bem sucedido, tanto que estamos lançando a publicação. Os alunos desenvolveram o hábito da leitura e conseguiram escrever o livro", afirmou Maria Isabel.
Na mesma linha de pensamento, a secretária de Educação, Shirley Nobre Scharf, reconheceu "a vitória dos estudantes, que estão transformando suas vidas através da educação". "Esse é o objetivo maior da Educação: transformar pessoas. Mesmo que não acontecesse a edição do livro, a transformação ocorrida, o amor à leitura, que foi despertado nos alunos, já teria valido a pena", comentou a secretária.
Shirley ressaltou que o desempenho dos estudantes envolvidos no projeto melhorou consideravelmente, o que pode ser detectado por meio das notas. O estudante Mateus Neves registrou, na página 21 do livro, no poema "Tempos de Melhoria": "Antes minhas notas estavam só abaixo da média, / Essas aulas nos entusiasmaram, / Agora minhas notas melhoraram". Ponto de vista que fica bem claro em outro poema, "Estudar é uma escolha", de Matheus Lima da Silva, que aconselha: "Não estrague seu futuro, / A vida é mais fácil com estudo".
A coordenadora de Ensino Fundamental da rede municipal, Rafaela Maria Freitas, registrou que a proposta foi coroada com êxito porque sensibilizou a comunidade escolar e contou com o apoio incondicional dos pais, das famílias dos estudantes. "Esse apoio familiar foi fundamental, porque transmitiu segurança, autoconfiança aos estudantes", ressaltou.
A obra, de 40 páginas, tem textos de 19 estudantes do ensino básico: Juniele Motta de Macedo, Kauan Weslei P. Vidal, François da Silva, Vanessa da Silva, Rosemara Vieira Rezendes, Dayara Narciso Ribeiro, Ana Carolina Kaal de Araújo, Matheus Lima da Silva, Mateus Neves, Raul Lourival da Silveira Camargo, Alice Ferreira Marinho, Larissa Ferreira, Vitória Jainara S. Ferreira, Stacy Ágatha, Eduarda Gonçalves, Matheus Tomazeli Martins, Daniel de Souza, Erick Souza e Allexandry Prazeres.



Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • Banner-310x260.gif