Arte e cultura em atmosfera mística

Segunda edição da Semana Jacob Silveira vai movimentar as energias da Guarda do Embaú neste final de semana

f7ac8656addb73bbea3500d427611748.jpeg Foto: NORBERTO MACHADO

A segunda edição da Semana Jacob Silveira de arte e cultura será realizada neste final de semana, na Guarda do Embaú. A programação começa já nesta sexta-feira (2), com duas atividades bem diferentes: às 15h, está prevista uma caminhada contemplativa ao costão da Guarda; e às 20h, no restaurante Big Bamboo, a solenidade de abertura propriamente dita, com sarau poético, com a participação de representantes do Grupo de Poetas Livres de Florianópolis, e música, com Ney Plat, Ricardo Vieira e Felipe Nobre. 

O projeto nasceu no ano passado, como uma homenagem ao artista plástico Jacob Silveira, que faleceu em junho de 2016, aos 68 anos. Jacob completaria 71 anos de vida nesta quinta-feira (2). “Nós tínhamos uma relação de amizade bem forte com o Jacob, desde que eu vim pra cá, em 2002”, comenta o empresário Arthur Prass, que abriu as portas do seu restaurante, o Big Bamboo, para quatro vernissages organizadas pelo artista para mostrar suas obras à comunidade. Uma quinta vernissage estava a caminho, mas o estado de saúde do artista (Jacob faleceu em consequência de um acidente vascular cerebral) não permitiu a realização do novo evento. “Aceleramos pra fazer, mas não deu tempo”, lembra Arthur.

Jacob morreu em junho, e a ideia era realizar a nova exposição em agosto, mês do seu aniversário - por isso a ideia de realizar o evento-homenagem sempre em agosto. No ano passado, Arthur Prass reuniu a família do artista plástico e explicou a ideia de realizar um evento cultural para homenageá-lo, e a família concordou prontamente. “Fizemos o evento e foi muito bem sucedido, mesmo com todas as nossas limitações, como a falta de experiência e pouca gente pra tocar o projeto, mas nos mobilizamos e deu uma muvuca muito legal”, destaca o empresário.

A partir do sucesso da primeira edição, o grupo que organizou o evento decidiu que ele faria parte do calendário anual da Guarda do Embaú, sempre em agosto. Há muito tempo a região sul tenta se estruturar com o turismo de eventos fora da alta temporada, e a Semana Jacob Silveira é um primeiro passo. “Temos a certeza de que o evento veio para ficar”, defende Arthur Prass, que é pai do goleiro do Palmeiras, Fernando Prass.

A organização desta segunda edição iniciou há cerca de dois meses. Uma edição ampliada, com a participação de um número maior de artistas (confira a programação na página 17 desta edição do Palhocense). “Queremos que o evento tenha este aspecto de oportunidade para todos e aguçar a curiosidade de mais pessoas”, diz o empresário. E para aguçar ainda mais a curiosidade dos visitantes, a Semana Jacob Silveira vai transcender os limites da arte e da cultura para explorar uma outra dimensão da vida do artista plástico, a do misticismo. “Outros artistas plásticos que conviveram com o Jacob destacaram que, além do dom artístico de pintar e desenhar, ele tinha um lado espiritual, um lado místico muito acentuado, então procuramos dar ao evento também uma conotação mística, até porque se chegou a essa conclusão de que seria uma chamada legal por causa da questão da energia que todo mundo encontra na Guarda e se encanta”, define o dono do Big Bamboo.



Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • Banner-310x260.gif