Caso de meningite assusta pais no João Silveira

Vigilância Epidemiológica informa que bactéria que provocou a doença em aluna do colégio não é transmissível

5081e0e57f9ba47015ebd999c763b12a.jpg Foto: DIVULGAÇÃO/INTERNET


Pais de alunos da escola estadual João Silveira, no Aririú, foram convocados para uma reunião na noite desta quarta-feira (2), em que seriam informados sobre protocolos de segurança em relação ao caso de meningite registrado na unidade escolar na semana passada. A suspeita de que uma aluna de 12 anos contraiu a doença foi confirmada no final de semana. Os pais reclamam da forma como a situação tem sido conduzida por parte das autoridades envolvidas.
“Muito descaso com a escola, os pais estavam revoltados”, relatou uma mãe de aluno que esteve na reunião. “Explicaram que não é uma meningite contagiosa. Os pais não deixaram muito eles falarem, pois todos estavam revoltados por levar tanto tempo para dar explicação. Teve uma mãe que disse que o filho foi hoje para o hospital, está com suspeita também. Agora, os pais querem que seja feita uma limpeza na escola, só que isso cabe à direção da escola”, descreve a mãe. Preocupados, muitos pais impediram seus filhos de frequentarem as aulas enquanto a situação não fosse esclarecida.
A Secretaria de Estado da Educação informa que foram seguidos os protocolos determinados para casos como esse. A menina adoeceu na semana passada, e enquanto tratava-se apenas de uma “suspeita”, a orientação da Vigilância Epidemiológica era a de que as aulas continuassem normalmente, com cuidados redobrados em termos de higiene: limpeza mais cuidadosa, orientação aos alunos para que usassem com frequência o álcool gel para higienizar as mãos e também manter as janelas das salas de aula abertas para arejar o ambiente.
Nesta semana, em nota, a Secretaria Municipal da Saúde informou que a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) do estado confirmou o diagnóstico no sábado (28). Trata-se de um caso de meningite pneumocócica, causada pela bactéria Streptococcus pneumoniae (pneumococo). “A grande diferença dessa bactéria é que ela não é transmissível, pois faz parte da flora normal do corpo humano, ou seja, todo mundo tem. No entanto, se a pessoa tem uma amidalite ou sinusite, por exemplo, o estado de saúde dessa pessoa pode se complicar e levar a esse tipo de meningite”, explica a Vigilância. Ao contrário da meningite meningocócica, causada pela bactéria Neisseria meningitidis e que é uma das formas mais graves da meningite bacteriana, a meningite causada pelo pneumococo não tem capacidade de gerar surtos. “Por esse motivo, as medidas de quimioprofilaxia não são necessárias”, informa a vigilância.
A secretaria garante que foram tomadas todas as providências cabíveis de prevenção, conforme preconizam os protocolos das meningites em geral e da doença pneumocócica do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina. A secretaria municipal garante que a equipe técnica da vigilância em saúde do município adotou medidas de monitoramento e orientações conforme o protocolo e que o caso confirmado continua sendo acompanhado.


Fique atento

Sintomas da meningite 

Dor de cabeça intensa
Febre
Vômito
Rigidez de nuca

O que é a doença

A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que protegem o cérebro e a medula espinhal
Pode ser causada por vírus, fungos, bactérias, protozoários e também por agentes não infecciosos
As meningites causadas por bactérias são muito graves e, se não forem tratadas a tempo, podem deixar sequelas graves e até levar a morte
A meningite provocada pelo pneumococo não é transmissível

Como prevenir

Mantenha a carteira de vacinação da criança em dia
Mantenha todos os ambientes bem ventilados e, se possível, ensolarados, principalmente: salas de aula, quartos, locais de trabalho e transporte coletivo
Lave as mãos frequentemente com água e sabão
Mantenha higiene rigorosa com pratos, talheres, mamadeiras e chupetas, brinquedos nas creches e escolas
Quanto mais cedo a doença for diagnosticada e tratada, maior chance de cura, evitando complicações



Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • Banner-310x260.gif