Celebrações do Dia Internacional da Mulher

Dia Internacional da Mulher, comemorado na última sexta-feira (8), foi celebrado em diferentes eventos pelo município

4e26f9bf6187b45b31159b2b7bd70066.jpeg Foto: DIVULGAÇÃO

O Dia Internacional da Mulher, comemorado na última sexta-feira (8), foi celebrado em diferentes eventos pelo município.

Pela manhã, a na Pedra Branca, a secretária de Desenvolvimento Econômico Anna Paula Heidersheidt recebeu empreendedoras do município para uma roda de conversa com o tema "Histórias Reais de Mulheres Reais". A iniciativa teve a parceria do Impact Hub Floripa, da Associação Empresarial de Palhoça (Acip) e da Inaitec. Cerca de 115 mulheres compareceram ao evento.
À tarde, no auditório da Prefeitura, quase 100 servidoras prestigiaram palestras de nutrição e empreendedorismo, tiveram aula de automaquiagem e saborearam um café.


Motivação, liderança e gestão

A Base Contabilidade, empresa liderada pelo contabilista Marcos Cardoso Canto, comemorou o Dia Internacional da Mulher presenteando as colaboradoras com um dia diferente, de muito aprendizado sobre temas como saúde e bem-estar. As dinâmicas e bate-papos foram proferidos pela coach Larissa Gumz Pimentel da Costa e pela personal trainer Jeruza Anay Mattos.

Segundo a coach Larissa, o objetivo foi "inspirar as funcionárias a ver o mundo de uma forma mais saudável". Para a funcionária da Base Gabriela Massuquetti, a iniciativa atingiu seu propósito: "Foi um momento inesquecível, que abriu um novo ciclo inspirador em nossas vidas. Aprendemos a nos orgulhar de quem somos".


Na Câmara de Vereadores

Na Sessão Especial do Dia da Mulher, realizada nesta segunda-feira (11), na Câmara, 17 mulheres foram homenageadas pelos vereadores. A cerimônia foi uma iniciativa da vereadora Maria Rosângela Pratis (Zana, PSB), que em seu discurso alertou sobre a violência doméstica contra a mulher e o aumento dos casos de feminicídio no Brasil.

Zana homenageou a colega vereadora Mariah Terezinha do Nascimento Pereira, mais uma representante feminina na Câmara, e emocionou-se ao receber flores da neta Betina, que não conteve as lágrimas ao homenagear a avó.


No Batalhão da PM

Na tarde de sexta-feira (8), o 16º Batalhão de Polícia Militar (BPM), sediado em Palhoça, fez uma homenagem às policias femininas do batalhão. O comandante do 16º BPM, major Rodrigo Carlos Dutra, entregou flores às policias e citou: “Não temos nenhuma dúvida da competência e qualidade com que as mulheres executam o mesmo trabalho que a gente. O nosso reconhecimento e nosso agradecimento por tudo aquilo que vocês têm feito ao batalhão. Vocês trazem a doçura e a ternura, fazem este tipo de evento e tornam nossas vidas muito melhores, então a gente só tem que agradecer”.   

Não é uma coincidência que no mesmo dia o batalhão tenha comemorado um ano de atuação do programa "Rede Catarina de Proteção à Mulher" no município. O programa tem como objetivo direcionar esforços da corporação para o combate e a prevenção à violência doméstica contra as mulheres. A PM dá atenção às vítimas que possuem medida protetiva de urgência contra seus agressores, por meio de acompanhamento periódico de uma guarnição especializada, composta por, no mínimo, uma policial militar feminina.

Os dados são contundentes: no início do programa no 16º BPM, existiam cerca de 50 mulheres acompanhadas pela PM, e devido à divulgação em meios de comunicação, esse número aumentou para, aproximadamente, 180 mulheres com medida protetiva de urgência. Houve um aumento de 80% em denúncias reportadas à PM, visto que o programa traz o encorajamento às mulheres, fornecendo a elas mais segurança.



Galeria de fotos: 4 fotos
Créditos: DIVULGAÇÃO DIVULGAÇÃO DIVULGAÇÃO DIVULGAÇÃO
Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • Banner-310x260.gif