Chegamos à estação mais florida do ano

A última segunda-feira (23) marcou o início da primavera, estação que traz de volta o calor e as cores das plantas e flores que renascem das árvores secas do inverno

d363042882f01df7999440757d080fc6.jpg Foto: REPRODUÇÃO/INTERNET

A última segunda-feira (23) marcou o início da primavera, estação que traz de volta o calor e as cores das plantas e flores que renascem das árvores secas do inverno; os pássaros tomam conta das copas das árvores e cantam mais felizes; o sol se põe mais tarde, dando a sensação de dias mais longos. Nessa estação, as pessoas passeiam mais ao ar livre e acabam tendo mais contato com a natureza. A primavera pode trazer vários benefícios à vida das pessoas, pois as plantas também possuem efeitos terapêuticos e melhoram a autoestima, além de alegrar os ambientes internos e externos.
De acordo com a engenheira agrônoma e professora da Unisul Juliane Benedet, a primavera é a estação em que ocorre a floração de muitas plantas. É conhecida como uma das épocas mais bonitas do ano, em que se pode ver mais cores nas ruas com as vegetações que começam a reaparecer. Assim, é possível se beneficiar com as cores vibrantes das flores, que trazem vida, passando um sentimento de alegria para as pessoas. “Passear por um local florido, com odores agradáveis vindo das plantas, pode melhorar a autoestima de uma pessoa e contribuir de forma significativa com seu estado de espírito. Além disso, as plantas deixam o ar mais fresco e vibrante, trazendo uma agradável sensação. Outro benefício que se tem nesta época, é a maior variedade de flores para a decoração de ambientes internos, eventos e jardins”, reflete a professora.
Juliane explica que as plantas têm uma capacidade extraordinária de trazer uma sensação de paz e bem-estar às pessoas, seja pelo aroma, pela textura ou mesmo apenas por sua beleza. Algumas plantas em específico ainda possuem outros benefícios, como o alecrim, que é energizante, passando energia e afastando traumas e medos; o funcho, que traz materialização para os sonhos; e a hortelã, que diminui o estresse do dia a dia.

Ambientes domésticos
Geralmente, os ambientes domésticos possuem limite de incidência solar ou são totalmente sombreados. Desta forma, as plantas precisam ser de meia sombra ou sombra, que se caracterizam geralmente por plantas menos floríferas. Há alguns exemplos de indicações especificas para os ambientes da casa, de forma a contribuírem purificando o ar ou ainda para serem utilizadas na cozinha.
Para a cozinha, são ervas aromáticas utilizadas como temperos e também a hortelã, que repele formigas; para o banheiro, são indicadas plantas como Palmeira ráfia, por filtrar a amônia do ar, e jiboia, que contribui na purificação do ar; para os quartos, indica-se a espada de São Jorge, por também limpar o ar, e a lavanda, que ajuda a reduzir a ansiedade e o estresse; para a sala de estar, a zamioculca, por atrair boa energia para a casa, e o lírio da paz, por ser um forte contribuinte em filtrar toxinas e impurezas do ar.



Galeria de fotos: 4 fotos
Créditos: REPRODUÇÃO/INTERNET REPRODUÇÃO/INTERNET REPRODUÇÃO/INTERNET REPRODUÇÃO/INTERNET
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • Banner-310x260.gif