Coluna Policial - Edição 627

PM se manifesta sobre situação da segurança na Ponte do Imaruim

3166db20a53bface6515c6277520cc8b.jpg Foto: DIVULGAÇÃO

Na edição 625, veiculada no dia 8 de fevereiro, a nota “Pontos Críticos”, da coluna Boca Maldita, informava sobre a preocupação do vereador João Carlos Amândio (Bala, PSD) com relação à criminalidade na Ponte do Imaruim. O Palhocense também trouxe, na edição 626, da semana passada, uma manifestação de moradores do bairro, que pediam mais segurança nos arredores de um posto de gasolina abandonado. A Polícia Militar enviou à redação um posicionamento oficial do 16º Batalhão sobre os desafios enfrentados pela PM para coibir a violência na região. Confira o teor, na íntegra:

“Com relação à nota ‘Pontos Críticos’, publicada na edição nº 625, ano XIII, o comando do 16º Batalhão de Polícia Militar informa que somente no ano de 2017 realizou 2.089 atendimentos policiais somente no bairro Ponte do Imaruim. Em toda Palhoça, foram mais de 23 mil atendimentos.

Assim, no que diz respeito ao número de ocorrências de furto, roubo e perturbação do sossego, temos dados bastante interessantes, quando se compara os anos de 2016 e 2017.

Se considerarmos todo o município de Palhoça, os crimes de furto baixaram cerca de 7%. Se analisarmos somente o bairro Ponte do Imaruim, esse indicador é bem melhor, com uma redução de mais de 28%.

Nos crimes de roubo, os índices de toda a cidade tiveram um decréscimo de quase 16%. Novamente, a Ponte do Imaruim teve melhores parâmetros do que a referência geral, apresentando uma redução de 55%.

O último fator analisado, a contravenção de perturbação do sossego, apresentou uma redução de cerca de 14% em Palhoça e de 38%, se analisada somente a Ponte do Imaruim.

Ainda há diversos números interessantes que podem ser levantados, como o recorde de apreensão de armas de fogo e de drogas, a prisão de indivíduos com mandado de prisão em aberto e as grandes operações policiais que têm sido realizadas tanto na Ponte do Imaruim quanto nos demais bairros de Palhoça.

Especificamente sobre os imóveis que estão sendo depredados, informamos que cabe ao dono manter sua propriedade limpa e dentro de parâmetros condizentes com a ordem e a salubridade. 

Contudo, temos realizado rondas e abordagens diárias aos indivíduos que estão frequentando aqueles locais. É, em verdade, um problema social que ultrapassa as questões de segurança pública.

Por fim, reconhecemos que há muito o que fazer em favor da segurança de nosso município e, por isso, não temos medido esforços em sempre atender bem o cidadão, patrulhando a cidade e desenvolvendo ações preventivas (como o Proerd, Conseg e Rede de Vizinhos) e, se necessário, repressivas (operações policiais e prisões).

Assim, continuamos com a difícil missão de preservar a ordem e a paz social, sempre em conjunto com a sociedade unida e organizada!

Jacob Quint Neto
Comandante do 16º Batalhão de Polícia Militar”


AÇÃO FRUSTRADA

A DIC de Palhoça desencadeou, no final da tarde de terça-feira (20), uma ação policial no Frei Damião. Um homem foi preso e um veículo com registro de roubo foi recuperado - um Renault/Sandero, encontrado no Jardim Eldorado. Também foi apreendido um celular, que pertencia a uma vítima de roubo a mão armada ocorrido na madrugada de terça.

O mesmo suspeito roubou também um Honda/Civic, recuperado pela Polícia Militar de Palhoça, e um Volkswagen/Voyage. Os veículos roubados seriam utilizados por terceiros nas ações criminosas que foram deflagradas esta semana contra órgãos de segurança da Grande Florianópolis.

O preso foi autuado em flagrante por roubo agravado e por compor organização criminosa, e seus comparsas estão sendo identificados pelos investigadores da DIC. 

 

ARMA DE FOGO

Policiais do 16º BPM recuperaram um veículo Chevrolet/Prisma e objetos roubados, além de uma arma de fogo, na terça-feira (13), na Barra do Aririú. O ladrão conseguiu fugir. No veículo, que havia sido roubado momentos antes no Passa Vinte, os PMs encontraram cinco aparelhos celulares, um notebook, um revólver calibre 32 com numeração suprimida, quatro munições intactas e uma deflagrada.

 

ACIDENTE (1)

O terceiro-sargento Luiz Donisete da Silva e o soldado Marcos Ruan dos Santos ajudaram a salvar uma vida na noite de terça-feira (6). Eles pertencem à 2ª Cia do 16º BPM e estavam realizando patrulhamento na Praia da Pinheira quando populares solicitaram ajuda para atender pessoas feridas em um acidente de trânsito na rodovia Evádio Paulo Broering. Ferido na colisão, que envolveu um automóvel Chevrolet/Celta e duas motocicletas, um dos motociclistas, um homem de 39 anos, apresentava grave hemorragia e o soldado Marcos, que também é bombeiro comunitário, realizou os primeiros socorros, enquanto esperavam a chegada de uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Os dois motociclistas foram encaminhados ao Hospital Regional de São José, e nenhum deles corre risco de morte, graças à ação providencial dos PMs. Mais tarde, o soldado Marcos receberia o carinho e a gratidão do motociclista que ele ajudou a salvar, em visita que foi acompanhada pela equipe de reportagem da NSC TV.

 

ACIDENTE (2)

Acidente no Km 19 da BR-282, no Alto Aririú, no domingo (18), deixou três pessoas feridas. O acidente envolveu uma motocicleta e um automóvel. A equipe do helicóptero Arcanjo foi acionada para fazer o resgate.

 

TRÁFICO DE DROGAS

Na madrugada de terça-feira (20), policiais do 16º Batalhão de Polícia Militar (BPM) prenderam em flagrante dois irmãos, com idades de 23 e 28 anos, por tráfico de drogas, na Guarda do Cubatão. Os PMs iniciaram a perseguição aos irmãos, que estavam em uma motocicleta Honda/CG 150 Titan, no Passa Vinte. Eles transitavam em alta velocidade e não acataram as ordens de parada da polícia. Pouco antes da abordagem policial, o condutor arremessou um pacote grande em direção a uma vegetação. O pacote foi encontrado e continha 1.350 gramas de maconha.

 

TRÁFICO DE DROGAS (2)

A DIC de Palhoça desencadeou, na manhã desta quarta-feira (21), uma operação policial para cumprir quatro mandados de busca e apreensão em residência no São Sebastião. Um suspeito foi surpreendido pelas equipes na posse de cerca de 3kg de maconha, acondicionadas em tijolos, e dois pés da erva plantados em vasos no mesmo terreno.
Durante as buscas, um adolescente com mandado de busca e apreensão de internação provisória por roubo foi apreendido e encaminhado à DPCami.

A região é conhecida como uma área com intenso fluxo de tráfico e que abriga elementos ligados a organização criminosa. A operação contou com o apoio de policiais civis da DPCO e DPCami de Palhoça e policiais da DP de Santo Amaro da Imperatriz, além do cão de faro da NOC/GM.

 

PRISÃO

Policiais civis da Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Palhoça, unidade coordenada pela delegada Raquel de Souza Freire, prenderam um homem de 21 anos, na quarta-feira (14), em um estabelecimento comercial situado às margens da BR-101, no Passa Vinte. Ele havia sido condenado a mais de sete anos de reclusão em regime semiaberto pelos crimes de Roubo Majorado e Corrupção de Menores. Ele foi encaminhado para a Colônia Penal Agrícola do Bela Vista.

 

VEÍCULO RECUPERADO

Policiais rodoviários federais recuperaram um automóvel Kia/Cerato, de Curitiba (PR), com registro de furto/roubo. Um homem de 26 anos foi preso. Foi na noite de sexta-feira (16), na BR-101. Os policiais desconfiaram do documento do veículo, com sinais de adulteração.

Durante a vistoria, descobriu-se que o carro era roubado e estava circulando clonado, com placas de outro Cerato de mesmas características, emplacado em Criciúma. O motorista já tem 25 passagens policiais por receptação, furto, roubo, tráfico de drogas e tentativa de estupro. Ele foi conduzido à Delegacia de Palhoça, onde vai responder novamente por receptação e por uso de documento falso.



Galeria de fotos: 6 fotos
Créditos: DIVULGAÇÃO DIVULGAÇÃO DIVULGAÇÃO DIVULGAÇÃO DIVULGAÇÃO DIVULGAÇÃO
Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • d83a8831fba6952d386c6501dc64c0ab.jpg