Palavra Palhocense - Coluna-policial-edicao-630

Coluna Policial - Edição 630

Menor é apreendido duas vezes em menos de 12h

1364959dd7fb2c5abb98de22a7705b88.jpeg Foto: DIVULGAÇÃO

Por: Dienifer Leite

 

Menor é apreendido duas vezes em menos de 12h

Policiais militares do 16º Batalhão apreenderam um menor de idade em duas ocorrências policiais, em um intervalo de tempo de apenas 12 horas, na última terça-feira (13).

Por volta das 14h, os policiais perceberam que dois homens fugiram quando avistaram a viatura, que fazia ronda no conhecido “Beco das Crianças”, na Ponte do Imaruim. Os PMs detiveram os dois. Um deles, de apenas 15 anos de idade, estava com maconha, cocaína e crack, além de dinheiro, supostamente acumulado com a atividade do tráfico de drogas!

No início da madrugada, um carro que havia sido roubado no São Sebastião foi avistado na Ponte do Imaruim. A Polícia conseguiu recuperar o carro, e entre as três pessoas apreendidas, estava novamente o menor de 15 anos que havia sido capturado durante a ocorrência policial da tarde anterior.

No mesmo dia, a Polícia Militar ainda conseguiu recuperar outro carro roubado e prendeu três suspeitos. Com eles, os policiais localizaram uma arma de fogo. No saldo do dia, quatro adultos foram presos e dois menores de idade foram apreendidos. 

 

CIGANOS

No início da noite de domingo (11), quem trafegava pela BR-282 testemunhou momentos de tensão ao passar por um terreno particular ocupado por famílias de ciganos, às margens do rodovia, próximo ao trevo de acesso ao bairro Bela Vista. Uma briga entre os próprios ciganos resultou em pelo menos uma pessoa esfaqueada (no braço) e um carro incendiado. Os envolvidos na confusão também quebraram os vidros da fachada de uma loja na região.
As polícias Militar e Rodoviária Federal atenderam a ocorrência. O Corpo de Bombeiros também precisou agir para debelar as chamas, que destruíram o veículo, um Chevrolet/Monza, azul escuro, com placas de Itapema (SC). Foram necessários 2 mil litros de água para a extinção do fogo.

O motivo da briga, segundo um dos ciganos contou ao repórter Sérgio Guimarães, da rede de TV RIC/Record, foi um desentendimento entre inimigos. Diversas famílias de ciganos vieram para Palhoça para acompanhar um funeral. O encontro acabou reunindo amigos, mas também, inimigos, e foi o conflito entre grupos rivais que provocou todo o tumulto.

 

ASSASSINATO

Morava em Palhoça o homem de 29 anos que matou duas pessoas e atirou em outras duas em Santa Maria (RS), no início do mês. O rapaz era usuário de drogas e há pouco mais de um ano teria transferido a residência para Palhoça, onde atuava como tatuador, justamente para tentar abandonar a rotina do vício. Ele voltou à terra natal no final de fevereiro e acabou tendo uma recaída.

Segundo informações da Polícia Civil, por volta das 5h de sábado (3), o rapaz abordou um grupo de rapazes em frente a um bar em uma rua movimentada do Centro da cidade. Ele teria dito que estava sendo “perseguido” e queria uma carona para fugir dali. Como não foi atendido, atirou no peito de um dos rapazes com uma pistola 9mm (a vítima sobreviveu ao tiro) e fugiu. Na fuga, invadiu um apartamento, matou um senhor de 61 anos e seu filho, um adolescente de 16 anos; a mãe do garoto também foi ferida com dois tiros, mas conseguiu sair do apartamento. Ela foi levada ao hospital e não corre risco de morte.

Quando a Polícia invadiu o apartamento, encontrou o rapaz alterado (provavelmente em função do consumo de drogas). Ele também foi encaminhado ao hospital e morreu no dia seguinte.

 

TRÁFICO DE DROGAS (1)

Um casal foi preso e um adolescente de 15 anos foi apreendido por tráfico de drogas, no Rio Grande, na manhã de quarta-feira (7).

O menor saiu de uma residência monitorada pelos policiais com uma sacola nas mãos. Ele foi abordado e tentou fugir, mas foi capturado pela guarnição do Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT) do 16º BPM. Na sacola, foram encontrados seis invólucros de maconha e 10 pinos de cocaína prontos para a  venda.

Na residência, onde estava uma jovem de 18 anos, a Polícia encontrou 78 pedras de crack, 12 gramas de crack bruto, 82 gramas de cocaína bruta, 47 pinos de cocaína prontos para a venda e materiais utilizados para o preparo e embalagem de drogas, juntamente com uma balança de precisão.

Na operação, os policiais também prenderam um homem de 21 anos, já conhecido pelo tráfico de drogas e por ser membro atuante da uma facção criminosa.

Todos tinham passagens policiais por tráfico de drogas.

 

TRÁFICO DE DROGAS (2)

Um homem de 35 anos foi preso em flagrante por tráfico de drogas no Frei Damião, na noite de quarta-feira (7). Foram apreendidas: 33 gramas de cocaína, 65 gramas de crack e 170 gramas de pó de cafeína, material utilizado para misturar à droga; uma balança de precisão; uma panela utilizada no preparo das drogas; materiais para acondicionamento e embalagem dos entorpecentes; vários entorpecentes foram jogados pelo chão quando o suspeito tentou fugir da residência onde os policiais o localizaram.

E na Barra do Aririú, quatro pessoas foram presas com 50 munições de calibre 9 milímetros, mais de meio quilo de maconha, além de dinheiro, balanças de precisão (usadas para pesar a droga) e objetos roubados.

 

PRISÃO (1)

No início da madrugada de sexta-feira (9), policiais civis da Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Palhoça, unidade coordenada pela delegada de Polícia Civil Raquel de Souza Freire, detiveram um rapaz de 20 anos em um estabelecimento comercial localizado no Jardim Aquárius, durante operação policial organizada pelo Setor de Jogos e Diversões Públicas da Delegacia de Polícia de Palhoça, que visava à fiscalização de bares e similares em Palhoça. Havia contra ele dois Mandados de Busca e Apreensão de Adolescente, expedidos em dezembro de 2017 e janeiro de 2018, pela Vara da Infância e Juventude da Comarca de Palhoça.

 

 

PRISÃO (2)

A Polícia Civil também prendeu um homem em flagrante no Pachecos, por tráfico de drogas e por compor organização criminosa. A equipe realizava campana no local para verificar uma situação de tráfico de drogas investigada pela DIC de Palhoça. No local, foram apreendidas 15 porções de substância semelhante à maconha, fracionadas e prontas para a venda; três invólucros de substância semelhante a crack; uma balança de precisão; cinco celulares e um manuscrito originado da penitenciária de São Pedro de Alcântara e destinado ao suspeito preso na operação.

 

PRISÃO (3)

Durante diligências para desarticular uma organização criminosa que pratica o tráfico no Frei Damião, na quinta-feira (8), policiais da DIC de Palhoça identificaram uma quitinete utilizada pelo bando para depositar as drogas. No interior da casa, os agentes apreenderam: 479 buchas de cocaína prontas para a venda; uma bucha grande de cocaína pesando 30 gramas; 83 pedras de crack embaladas, prontas para a venda; 537 gramas de maconha; documentos referentes a um grupo criminoso, contendo vasto material de anotações e contabilidade sobre o tráfico. Também foram apreendidas no local balanças de precisão e facas com resquícios de droga.

 

 

PRISÃO (4)

Equipe de investigação da Polícia Civil abordou dois foragidos durante diligências na Guarda do Cubatão. Um deles portava um revólver calibre 38, marca Rossi, municiado com duas munições intactas. Ele estava acompanhado de dois homens: um deles também estava foragido do sistema prisional e possuía mandado de prisão ativo; e o outro portava uma balaclava preta no bolso (espécie de touca, utilizada para esconder o rosto durante uma ação criminosa).

 

 

DIA DAS MULHERES

Na tarde de quinta-feira (8), as mulheres do 16º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Palhoça, receberam uma homenagem em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres. O comandante do 16º BPM, tenente-coronel Jacob Quint Neto, se reuniu com oficiais, praças e agentes temporários para homenagear as 19 policiais militares e quatro agentes temporárias que pertencem ao batalhão.

O coronel Quint agradeceu as policiais militares da ativa e da reserva, bem como as agentes temporárias, pela dedicação e empenho em suas atividades e principalmente nos quesitos relacionados à segurança pública no município, afirmando que o desempenho operacional e administrativo dessas mulheres têm elevado a qualidade e enaltecido o nome do batalhão. Em forma de agradecimento, foi entregue um mimo a cada uma delas, desejando muita saúde, paz e alegrias.

Além da homenagem, na quinta-feira (8) mesmo o 16º BPM iniciou o programa institucional chamado Rede Catarina, que direciona esforços ao combate e à prevenção à violência doméstica, particularmente entre as mulheres. A Patrulha Maria da Penha fez os primeiros atendimentos na Ponte do Imaruim.



Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • d83a8831fba6952d386c6501dc64c0ab.jpg