Palavra Palhocense - Coluna-policial-edicao-631

Coluna Policial - Edição 631

Polícia Civil faz operação no Frei Damião

27028935b1b30c77379eb73db5ce1f1f.jpeg Foto: DIVULGAÇÃO

Por: Dienifer Leite

 

OPERAÇÃO NO FREI DAMIÃO

Com apoio da delegacia de Santo Amaro da Imperatriz, a Polícia Civil desencadeou uma operação policial no Frei Damião, na manhã de terça-feira (20). O objetivo era cumprir mandados de busca e apreensão, além de cumprir três mandados de prisões preventivas por crimes de roubos.

Todos os roubos investigados foram praticados pela mesma quadrilha.

Durante as buscas, os policias apreenderam pertences de uma vítima de um roubo a veículo, além de celulares.

Na operação, os policiais ainda cumpriram mandados de prisão temporária por homicídio qualificado, cometido em janeiro deste ano – um vídeo com o assassinato foi espalhado pelas redes sociais. 

 

APREENSÃO DE MENOR

Após intensas investigações conjuntas em Palhoça, Ituporanga, Leoberto Leal e Imbuia, a Polícia Civil esclareceu um bárbaro crime de latrocínio ocorrido no município de Leoberto Leal, na madrugada de 12 de março. O assassinato do pastor da Igreja Quadrangular Ervino José Scheidt chocou os moradores da região. Ele foi morto com um golpe de machado na cabeça, enquanto dormia.

O veículo da vítima, um Chevrolet/Vectra, foi localizado em Palhoça, às margens da BR-282. Uma equipe da DIC local realizou a apreensão do veículo e conduziu a investigação para identificar o condutor que teria abandonado o veículo. Através de imagens e da identificação de uma testemunha, foi possível confirmar a participação de um suspeito no crime, um adolescente de 17 anos.

Com as informações reunidas pela investigação, a autoridade policial representou pela Busca e Apreensão do Adolescente, concedida pelo Poder Judiciário. Na segunda-feira (19), o adolescente foi localizado e apreendido em São José.

Após a apreensão, o menor foi encaminhado para Rio do Sul, onde foi interrogado e confessou ter praticado a infração, além de fornecer detalhes da dinâmica dos fatos. 

 

CARRO RECUPERADO

Na segunda-feira (12), agentes da DIC recuperaram um automóvel furtado. Os policiais foram até o Vila Nova para investigar um roubo de veículo ocorrido na sexta-feira (9), na Barra do Aririú, quando avistaram outro automóvel, um Hyundai/I-30, de cor prata, com placas de São Miguel d’Oeste (SC), estacionado em uma localidade onde há tráfico de drogas e onde se escondem criminosos e pessoas foragidas da Justiça. Ao examinar o automóvel, os agentes descobriram que havia sido furtado no dia 12 de fevereiro em Laguna, e a placa havia sido trocada - a original era de Criciúma (SC).

 

PROERD

Entre os dias 12 e 16 de março, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) do 16º Batalhão de Polícia Militar (BPM) iniciou as aulas do programa em Palhoça. Em 2018, o Proerd completa 20 anos de atuação em Santa Catarina, onde já formou aproximadamente 1,3 milhão de alunos. Em Palhoça, os policiais instrutores formaram em torno de 28.820 alunos, em 17 anos de atendimento.

Neste primeiro semestre letivo, os instrutores atenderão perto de 900 estudantes do 5º Ano do Ensino Fundamental. Atualmente, o programa conta com três policiais: o terceiro-sargento Mauri da Silva e os cabos Alexandre Lucas Schütz e Danniel Felipe Rodrigues.

Dentro do Proerd, a Polícia Militar trabalha de maneira preventiva ao uso indevido de drogas e ao envolvimento dos jovens com a violência, levando aos estudantes a conscientização da necessidade de se protegerem, evitando o uso de substâncias prejudiciais ao corpo, e orientando sobre a necessidade de saber fazer boas escolhas na vida.

 

ANIVERSÁRIO DO PPT 

O Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT) completa 14 anos de atuação em Palhoça. Formado por policiais extremamente capacitados para atendimento de ocorrências de alto e altíssimo risco, o 16º PPT foi criado em 19 de março de 2004, e se chamava Grupamento de Resposta Tática (GRT). A tropa que forma o PPT utiliza equipamentos e armamento mais pesados, por isso está sempre em treinamento e capacitação.

 

PRISÃO (1)

Um rapaz de 19 anos foi preso por policiais civis da Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Palhoça, unidade coordenada pela delegada de Polícia Civil Raquel de Souza Freire, na tarde de segunda-feira (19), na residência da mãe, no Caminho Novo. Havia contra ele um Mandado de Prisão Preventiva pelo crime de Roubo Majorado, expedido em novembro do ano passado.

 

PRISÃO (2)

Policiais da DIC também prenderam um homem de 37 anos no Jardim Eldorado. Havia contra ele um Mandado de Prisão Preventiva pelo crime de Furto, expedido em junho de 2017. Os agentes ainda encontraram com ele um pequena porção de maconha.

 

PRISÃO (3)

A Polícia Civil capturou uma mulher que teria participado de um homicídio em novembro do ano passado, no Laranjeiras. A vítima, uma moça de 20 anos, foi morta a tiros porque os autores do crime suspeitaram que ela fazia parte de uma organização criminosa rival. A suspeita, que teve a prisão temporária decretada pela Justiça, prestou depoimento na carceragem da DPCami de Palhoça e seria encaminhada ao sistema prisional. Outras duas pessoas já estão presas em razão do mesmo crime.

 

PRISÃO (4)

Dois integrantes de uma facção criminosa com origem em São Paulo foram presos em Palhoça em operação da Divisão de Repressão ao Crime Organizado da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Draco/Deic). Eles são investigados por participação em organização criminosa, tráfico de drogas e porte e comércio ilegal de armas de fogo.

 

PRISÃO (5)

Na tarde de terça-feira (20), policiais civis da DIC prenderam um homem de 47 anos no Centro de Palhoça. Havia contra ele um Mandado de Prisão por Regressão Cautelar de Regime pelo crime de Apropriação Indébita, expedido em novembro de 2016.



Galeria de fotos: 3 fotos
Créditos: DIVULGAÇÃO DIVULGAÇÃO DIVULGAÇÃO
Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • d83a8831fba6952d386c6501dc64c0ab.jpg