Com “Dia D”, cobertura de vacinação é ampliada

Em um único dia, Secretaria de Saúde conseguiu pular de 29% para 65% o índice de imunização do público alvo para poliomielite e sarampo

d8c8b5a838ca03ab195ef5fe6d4782a2.jpg Foto: DIVULGAÇÃO

Texto: Isonyane Iris


Desde que a campanha de vacinação contra poliomielite e sarampo começou, as direções dos CEIs de Palhoça estão pedindo aos pais que vacinem seus filhos e levem as carteiras de vacinação atualizadas. A iniciativa tem como objetivo principal incentivar a imunização, mas infelizmente, até o momento, poucas famílias apresentaram as carteirinhas atualizadas nos CEIs.

O pedido para que as carteirinhas de vacinação dos alunos fossem solicitadas partiu de uma reunião municipal realizada entre a Secretaria de Educação e os diretores dos creches. “Nessa reunião, eles nos entregaram um cartaz da campanha para anexar no CEI, nos pediram que fossem enviados bilhetes para os pais reforçando sobre a campanha de vacinação e ainda solicitando que as carteirinhas atualizadas com as vacinas fossem apresentadas na coordenação do CEI para registro”, explica o diretor do CEI Maria José de Medeiros, Rogério Dutra Porto Alegre.

Logo nas primeiras semanas de campanha, alguns pais já apresentaram as carteirinhas, mas muitos ainda não vacinaram seus filhos. Outros pais estariam enviando por engano as carteiras sem as doses de poliomielite e sarampo, por achar que os filhos já eram vacinados e não precisavam ser revacinados. “Eu fui uma que li o bilhete rápido e mandei a carteirinha de vacinação sem as vacinas da poliomielite e o sarampo. Foi então que li novamente o bilhete e vi que a vacina também era para as crianças que já tinham tomado, então eu vacinei minha filha e apresentei a carteirinha. Adorei a ideia de cobrar dos pais, assim garante a saúde de todos os alunos”, elogia a mãe Ana Carolina Muller.

 

Dia D

Segundo dados coletados no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações, o município de Palhoça já vacinou 72,44% do público alvo contra a poliomielite e 72,15% para sarampo, após o fim do Dia D da Campanha Nacional de Vacinação, realizada no último sábado (18). A meta é vacinar, pelo menos, 95% das crianças de um a cinco anos até o último dia da campanha, previsto para 31 de agosto.

A Secretaria de Saúde informa que a campanha em Palhoça contou com recepções animadas nos postos de saúde para deixar as crianças à vontade, perderem o medo de vacina e entenderem que é importante se imunizar. “O Dia D de vacinação contra sarampo e poliomielite foi um sucesso, com a boa vontade dos servidores e a participação da população, que aumentou a cobertura vacinal de 29% para 65% do público alvo em um único dia. As crianças que foram se vacinar no Dia D, por exemplo, puderam usufruir das decorações, fantasias, recreações e bate-papo com o Zé Gotinha”, explica a Secretaria de Saúde. “Foi muito legal, achei bem criativo e com certeza foi uma maneira bem bonita de nos receber. Meu filho amou e se divertiu bastante”, elogia Marcia Schimdt, moradora do Jardim Eldorado.  

No caso da poliomielite, crianças que não tomaram nenhuma dose ao longo da vida receberão a vacina inativada (injetável), e as que já passaram por uma ou mais doses, terão à disposição a versão oral. Contra o sarampo, todas devem tomar uma dose da vacina tríplice viral (que também protege contra caxumba e rubéola), caso não tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias.

Paralelamente, a Secretaria de Educação comunica que exige a carteira de vacinação atualizada para a realização da matrícula na rede municipal de ensino, com o intuito de garantir a imunidade de todos os alunos e evitar surtos de doenças facilmente transmissíveis, a exemplo do sarampo.

Mesmo com o Dia D, muitos pais ainda não apresentaram as carteiras de vacinação dos seus filhos nos CEIs. “O movimento ainda está bem fraco. Como a campanha ainda vai até final do mês, estamos esperançosos de que os pais ainda apresentem as carteiras de vacinação atualizada”, acredita Rogério.



Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • d83a8831fba6952d386c6501dc64c0ab.jpg