Conheça o trabalho social dos desbravadores

Movimento da Igreja Adventista comemorou a passagem do Dia Municipal do Desbravador na Câmara de Vereadores

628ed272f2f820a062b8975eab6e5f37.jpeg Foto: DIVULGAÇÃO

Texto: Isonyane Iris

 

No dia 10 de abril, foi comemorado, pela primeira vez, em Palhoça, o Dia Municipal do Desbravador. Para agradecer a aprovação da data comemorativa, a representante mais experiente do Grupo Desbravadores de Palhoça, Maria Moraes, esteve presente na sessão ordinária da Câmara de Vereadores na última semana. Segundo a desbravadora, o objetivo principal desse projeto é ajudar meninos e meninas, com idades entre 10 e 15 anos, a desenvolver talentos, habilidades e o amor pela natureza, além de aprender a trabalhar em equipe, prestando serviços voluntários à comunidade.

Na oportunidade, a Câmara de Vereadores prestou uma linda homenagem aos Desbravadores de Palhoça, através da representante do Clube Canaã, que tem um legado importante na história palhocense. Uma comenda foi entregue a Maria Morais, como a desbravadora mais antiga da região. "Me sinto maravilhada, especialmente porque vi meu filho, pastor Joel Moraes, como pastor responsável pelos desbravadores para a metade do estado de Santa Catarina", destacou a homenageada.

Atualmente, Palhoça conta com oito clubes, tendo uma média de 350 desbravadores. O Clube de Desbravadores Canaã, no Jardim Eldorado, conta com 75 integrantes, sendo destes 25 diretores e colaboradores, e 50 participantes. Os desbravadores são uma célula de um movimento mundial criado e mantido pela Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD), sem fins lucrativos. Um movimento que tem por objetivo atrair meninos e meninas entre 10 e 15 anos, de diferentes classes sociais e religião.

Em geral, os encontros ocorrem uma vez por semana, para aprender a desenvolver talentos, habilidades, percepções e o gosto pela natureza. "Eles vibram com atividades ao ar livre. Gostam de acampamentos, caminhadas, escaladas, explorações nas matas e cavernas. Aprendem a cozinhar ao ar livre, fazendo fogo sem fósforo. Demonstram habilidade com a disciplina através de ordem unida e têm a criatividade despertada pelas artes manuais. Combatem, também, o uso do fumo, álcool e drogas", explica Jaime Lira Lira do Valle, ancião da IASD Jardim Eldorado.

Os jovens desenvolvem também trabalhos em equipe, procurando sempre serem úteis à comunidade. Prestam, também, socorro em calamidades e participam ativamente de campanhas comunitárias para ajudar pessoas carentes. Em tudo o que fazem, procuram desenvolver o amor a Deus e à Pátria; além disso, fazem muitos amigos!

O Clube de Desbravadores está presente em mais de 160 países, com 90 mil sedes e mais de 1,5 milhão de participantes. Há uma constante preocupação com o futuro desses juvenis, motivo pelo qual a diretoria não mede esforços em dirigir este serviço voluntário com responsabilidade, encaminhando estes desbravadores a crescerem nos aspectos físicos, mental e espiritual, "mostrando-lhes, através da natureza, que há um criador maior que fez o mais belo para eles e quer o melhor para os mesmos também". "Não são evitados esforços para instruí-los sobre a natureza e como protegê-la; sobre o civismo e como amar nossa Pátria. A cada especialização, os mesmos vão recebendo comendas que são fixadas numa faixa específica, até que o mesmo alcance o nível de excelência. Após os 15 anos, se de desejo deste juvenil, o mesmo permanece atuando no clube em diversos níveis, inclusive podendo chegar a diretoria do clube", destaca Lira do Valle.

 

Clubes de Desbravadores em Palhoça

Canaã (Jardim Eldorado) - Fundado em 25/03/1984
Leões de Judá (Centro) - Fundado em 03/12/1995
Arautos do Advento (Caminho Novo) - Fundado em 02/05/1999 
Cambirela (Rio Grande) - Fundado em 02/03/2002
Xavante (São Sebastião) - Fundado em 03/08/2008
Exército de Jesus (Pontal) - Fundado em 01/01/2014
Sentinela (Terra Nova) - Fundado em 04/12/2014
Estrela da Manhã (Barra do Aririú) - Fundado em 17/09/2015


Clique e assista à manifestação da desbravadora Maria Moraes na Câmara de Vereadores



Galeria de fotos: 3 fotos
Créditos: DIVULGAÇÃO DIVULGAÇÃO DIVULGAÇÃO
Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • d83a8831fba6952d386c6501dc64c0ab.jpg

Destaques

  • Nenhuma matéria relacionada.