Ação esclarece sobre doença pulmonar

Atividade foi realizada pela Unisul na Policlínica Municipal

c3ffd25006dca87d1a15e9742a946037.jpeg Foto: DIVULGAÇÃO

Na manhã de terça-feira (19), estudantes e professores dos cursos de Fisioterapia e Medicina da Unisul estiveram na Policlínica Municipal de Palhoça com orientações e palestras educativas sobre a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). A doença ainda é pouco conhecida e, portanto, as ações de conscientização são extremante importantes para que a população compreenda os riscos e benefícios do diagnóstico.

A atividade é alusiva ao Dia Mundial da DPOC, uma campanha anual conduzida pela Iniciativa Global Para Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (Gold), programada para o mês de novembro, com o objetivo de aumentar o conhecimento público sobre a doença.

A DPOC altera a qualidade de vida do portador, pois é uma doença que se manifesta aos poucos através da redução do fluxo de ar pelos pulmões, ou seja, dificulta a respiração e pode, sim, levar à morte. A DPOC se caracteriza por duas formas principais: a bronquite crônica e o enfisema pulmonar, tendo como principais causadores o tabagismo e a exposição à poluição.
Nos últimos anos, mais de 3 milhões de pessoas morreram e projeta-se cerca de 4,4 milhões de mortes até 2040. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a DPOC é a terceira causa de morte no mundo, com destaque ao Brasil, Estados Unidos, China e Índia, que lideram o ranking. Entretanto, quando diagnosticada, mesmo que não tenha cura, a doença pode ser controlada e tratada adequadamente. 



Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • Banner-310x260.gif