Advocacia catarinense: profissão de esperanças

Artigo enviado por Rafael Horn, presidente da OAB de Santa Catarina

4eb4ecb4bfd81a5edad563943e40cf8b.JPG Foto: DIVULGAÇÃO

Texto: Rafael Horn*

 

A advocacia – como tantas outras profissões regulamentadas – se transforma para acompanhar as intensas mudanças sociais, econômicas e tecnológicas. Num passado recente, o exercício da advocacia era predominantemente artesanal, abarcando questões do cotidiano, escritas em papel e levadas ao Poder Judiciário. Hoje, não apenas os processos são eletrônicos, como grande parte da jovem advocacia exerce a profissão digitalmente. De outro lado, boa parte dos litígios é solucionada através de mediação ou arbitragem, por trazerem mais agilidade e economicidade.

 

Diante desse novo cenário, a advocacia vem se tornando multidisciplinar, especializada e consultiva, para atender aos novos nichos de mercado. E cabe ao profissional contemporâneo, jovem ou decano do direito, compreender tais avanços, incorporando novas competências e habilidades em busca de constante aprimoramento. E a OAB/SC, em face destas transformações, não mais se limita a proteger, regulamentar e fiscalizar o exercício profissional, tendo também a missão de preparar a advocacia para os desafios presentes e para o futuro.

 

Nós, advogados catarinenses, temos muito a celebrar no Mês da Advocacia, comemorado em agosto. Porque Santa Catarina tem o DNA da inovação, exigindo a advocacia de vanguarda que a OAB/SC e suas 49 subseções, através de uma gestão eficiente, inovadora e inclusiva, estão a promover, tornando-se referência nacional. As mudanças formam este desafiador quadro e servem de estímulo para a Ordem e nossas advogadas e advogados – conectados que estamos a esta nova realidade –, para persistirmos em nosso trabalho de aperfeiçoamento e valorização profissional. 

 

Porque não exercemos uma profissão de certezas, mas sim de esperanças, que se diferencia das demais por trazer consigo a chama da paixão e da busca por Justiça, imprescindível para a defesa da sociedade e para o pleno exercício da cidadania.

 

Valorizemos e saudemos a advocacia catarinense: ontem, hoje e sempre!

 

* Presidente da OAB de Santa Catarina



Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • Banner-310x260.gif