Cenas do Cotidiano Palhocense - Edição 681

Manifestação na Guarda do Cubatão, torneio de pesca na Ponte do Imaruim e reunião da comunidade indígena

de7cef5016ddf8ad449684d0657634cf.JPG Foto: NORBERTO MACHADO

MANIFESTAÇÃO NA GUARDA DO CUBATÃO
Moradores da Guarda do Cubatão organizaram uma manifestação no último sábado (16), junto à ponte de arame, que se encontra em estado precário de conservação e foi interditada pela Defesa Civil para o tráfego de veículos. Eles traziam cartazes com frases como “Chega de esperar, a comunidade vai agir” e “São anos de abandono - três décadas”, e pediam respostas ao Executivo e ao Legislativo. 

 

TORNEIO DE PESCA
A Associação dos Pescadores da Ponte do Imaruim promoveu um concorrido torneio de pesca na manhã do último domingo (17), seguido de um almoço na sede da associação. 

 

 

REUNIÃO NA COMUNIDADE INDÍGENA
Na última sexta-feira (15), a Terra Indígena Morro dos Cavalos recebeu a 23ª Plenária Ordinária do Conselho Estadual dos Povos Indígenas. Foram discutidos, entre outros assuntos, a permanência dos estudantes indígenas na UFSC e a demarcação de terras indígenas. Estiveram presentes lideranças e conselheiros dos povos guarani e xokleng; o presidente dos caciques da Terra Indígena Laklano/Xokleng; representantes do Conselho Indigenista Missionário (CIMI), da Pastoral Indigenista, do governo do estado de Santa Catarina e da Funai; professores e o reitor da UFSC, Ubaldo Cesar Balthazar.

Outros temas tratados durante a plenária foram a necessidade de recursos para o deslocamento dos representantes do CEPIn, a proposta de um programa de prevenção do câncer de mama e de útero para as mulheres indígenas, a realização de um seminário sobre educação ambiental e cultura indígena, e a proposta de municipalização da saúde indígena.

Os conselheiros do CEPIn também discutiram a realização de uma audiência com o governador do estado.



Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • Banner-310x260.gif