Coleta seletiva é ampliada

Oito localidades de Palhoça passaram a receber o serviço em agosto. Confira as datas e os horários

4469ed64f4d93c6a1aebbff554458f66.jpeg Foto: DIVULGAÇÃO

Oito meses depois do início da implantação do programa de coleta seletiva em Palhoça (começou nas praias do Sul do município, em janeiro), outras oito localidades passaram a receber o serviço a partir de agosto: Praia de Fora, Pontal, Furadinho, Guarda do Cubatão, Bela Vista, Aririú da Formiga, Barra do Aririú e Aririú (confira os dias e horários no quadro ao lado).
A coleta é feita porta a porta e não foram disponibilizados contentores específicos para o descarte de recicláveis. O próprio morador deve deixar o resíduo na calçada ou na lixeira particular no dia e horário da coleta no seu bairro. Assim como acontecia no Sul, o material coletado é destinado à associação Pró-Crep, da Pinheira, referência em reciclagem. “A adesão é sempre difícil, as pessoas precisam constantemente ser educadas pro apelo ambiental, mas temos esperanças de conseguir destinar bastante material pra Pró-Crep, que é a associação aqui do município que possui licença de operação e possui 35 famílias que dependem exclusivamente dos resíduos para sobreviver”, avalia a Samae, responsável pelo gerenciamento da coleta de lixo em Palhoça. “Pedimos encarecidamente que a população separe seu lixo, higienizado, conforme as recomendações do site da Samae, como um compromisso com o meio ambiente e também com as associações que dependem desse resíduo para viver”, reforça a Samae.

Problemas no Sul
Quando a Prefeitura iniciou a coleta seletiva no Sul do município, da Enseada de Brito à Guarda do Embaú, em janeiro, trabalhadores da Pró-Crep, que faziam a coleta seletiva na região há mais de duas décadas, acompanharam os novos responsáveis pela coleta, apresentando os novos profissionais à comunidade e mostrando onde estavam os principais pontos de coleta. Aos poucos, a direção da Pró-Crep percebeu que a quantidade de materiais coletados diminuía consideravelmente. “Os meninos da Veolia passaram a nos informar que mesmo eles dizendo que os materiais seriam encaminhados para a Pró-Crep, a comunidade não queria entregar”, lembra a professora Hélia Alice dos Santos, idealizadora do projeto da associação Pró-Crep.
Após seis meses de experiência, depois de diversas conversas entre Pró-Crep, Fundação Cambirela do Meio Ambiente (FCam) e integrantes da Prefeitura e da Samae, ficou definido que a Pró-Crep voltaria a atuar com a coleta seletiva na região Sul do município e a empresa contratada pela Prefeitura para realizar a coleta de lixo no município passaria a fazer uma nova rota a partir da Praia de Fora. É o que está sendo feito agora.
Diariamente, o material coletado pela empresa é entregue na Pró-Crep. “Às vezes, o caminhão vem cheio, e outras vezes, nem tanto”, afirma Hélia. “Vale ressaltar que a coleta que a Pró-Crep faz contribui em menos descartes para o aterro sanitário, aumentando assim o seu tempo de vida útil; promove geração de trabalho e renda (atualmente 35 famílias); gera economia para o município (mais ou menos dez mil reais ao mês); e preserva a natureza”, destaca a professora.


Coleta seletiva

A coleta será porta a porta

Os resíduos devem ser disponibilizados nos dias e horários, conforme cronograma abaixo

O serviço funcionará das 8h às 15h20, de segunda a sábado

Segundas-feiras: Praia de Fora, Pontal, Furadinho, Guarda do Cubatão (lado sul do Rio Cubatão - lado da empresa de água mineral Santa Catarina)
Terças-feiras: Bela Vista
Quartas-feiras: Aririú da Formiga, Guarda do Cubatão (lado norte do rio Cubatão)
Quintas-feiras: Coletas em pontos específicos
Sextas- feiras: Barra do Aririú
Sábados: Aririú

Antes de depositar o material para a coleta, a população deverá separar e embalar corretamente os resíduos que podem ser reutilizados ou reciclados

Lembre-se de colocar os resíduos na sua lixeira particular ou na calçada de sua residência para que os funcionários executem a coleta

Não é permitido depositar material reciclável nos contentores já disponibilizados, esses são utilizados exclusivamente para a coleta convencional



Galeria de fotos: 2 fotos
Créditos: DIVULGAÇÃO DIVULGAÇÃO
Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • Banner-310x260.gif