Coluna Policial - Edição 664

Empresário de Palhoça é detido na Operação Sashimi

58a08fd4dd35e05935b557fdbdbc6b40.jpeg Foto: DIVULGAÇÃO

ALTA PERICULOSIDADE
Na tarde de segunda-feira (5), policiais civis da Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Palhoça, unidade coordenada pela delegada de Polícia Civil Raquel de Souza Freire, localizaram e prenderam um homem de 24 anos em uma residência no Frei Damião. Ele é integrante da organização criminosa Primeiro Grupo Catarinense (PGC) e é considerado um indivíduo de alta periculosidade. Atualmente, é investigado por crimes de roubo ocorridos no município e também é apontado por policiais civis da delegacia de Santo Amaro da Imperatriz como uma das pessoas envolvidas em um latrocínio ocorrido em uma residência no dia 13 de setembro, em Águas Mornas.
O homem preso no Frei Damião era apenado da Colônia Penal Agrícola do Bela Vista e fugiu no dia 28 de agosto: após ser beneficiado com a saída temporária de sete dias, não retornou ao estabelecimento prisional, passando a partir de então a ser considerado como um fugitivo. Ele tinha três mandados de prisão ativos. 

PRISÃO
No final da noite desta quinta-feira (1), policiais civis da DIC de Palhoça e policiais militares do 16º Batalhão abordaram e prenderam um rapaz de 22 anos no Caminho Novo. Havia contra ele um mandado de prisão preventiva ativo, pelo crime de roubo, expedido em setembro pela Vara Criminal da Comarca de Mafra. 

AFOGAMENTOS
A temporada de verão ainda não começou, mas a temperatura subiu e o mar voltou a ser um convidativo e refrescante atrativo para moradores e turistas nos balneários palhocenses. Como a Operação Veraneio do Corpo de Bombeiros ainda não começou, a maioria das praias ainda não conta com o serviço de guarda-vidas, o que exige cuidado redobrado dos banhistas. Um homem morreu afogado na noite de segunda-feira (5) na Guarda do Embaú, o que reascendeu o sinal de alerta para os perigos do nosso litoral.
Em Palhoça, os guarda-vidas estão atuando aos finais de semana e feriados na Ponta do Papagaio e na Guarda do Embaú. A partir do dia 15 de dezembro, todas as praias passam a ter o serviço ativado.
No incidente de segunda-feira, um rapaz estava com amigos na praia e foi mergulhar no Rio da Madre, por volta de 21h, e não voltou mais. Os amigos ligaram para os Bombeiros e quando a vítima foi encontrada, os socorristas e a equipe médica do Samu ainda tentaram fazer os procedimentos de ressuscitação por uma hora e meia, sem sucesso.
Na quarta-feira (31), um pescador de 37 anos (completaria 38 anos na segunda-feira, 5) já havia se afogado ao tentar recuperar um barco na Enseada de Brito. A embarcação havia se desprendido de outro barco atracado e o pescador lutou contra condições ruins do mar e vento forte para tentar recuperá-la, mas não conseguiu.
Os Bombeiros foram acionados para fazer o resgate, e depois de três horas de buscas, com auxílio de redes, garateia e embarcações de populares, a vítima foi resgatada, já sem vida. 

OPERAÇÃO SASHIMI
A Polícia Civil recuperou, na quinta-feira (1), em Palhoça, parte de uma carga de 22 toneladas de salmão chileno roubada em São Gabriel (RS). O roubo ocorreu no dia 24 de outubro e estava avaliada em R$ 540 mil.
Após investigações realizadas pela Divisão de Furtos e Roubos de Cargas da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DFRC/Deic) e troca de informações com a delegacia de Polícia de Garopaba, a operação denominada “Sashimi” cumpriu mandados de busca e apreensão na empresa pesqueira às margens da BR-101, em Palhoça, recuperando cinco toneladas da carga e o apreendendo o receptador. O restante, segundo o delegado Osnei de Oliveira, da DFRC, já teria sido comercializado. “É o tipo de carga bastante atrativa e de fácil comércio”, diz o delegado.
Segundo relatório policial, o proprietário do local acompanhou as buscas e tentou destruir provas, mas a ação rápida dos policiais conseguiu impedi-lo. Para “regularizar” a carga roubada, o empresário utilizaria máquina de impressão que falsificava as etiquetas identificadoras. Estas etiquetas contêm dados do importador e do Serviço de Inspeção Federal (SIF), que permite a rastreabilidade do produto.
Após falsificar as etiquetas, o empresário revenderia o salmão a restaurantes e sushi bares na região da Grande Florianópolis por um preço atrativo, muito inferior ao praticado pelo mercado. Também não foram apresentadas notas fiscais de entrada de mercadoria, nem de saídas.
A ação contou com o apoio da DPCami de Palhoça, do Ministério da Agricultura, Pecuária Abastecimento (Mapa) e da Vigilância Sanitária de Palhoça, que interditou o local devido à ausência de licença para funcionamento. Importante mencionar que o salmão estava acondicionado de forma inapropriada, o que pode causar riscos ao consumidor.
Além da carga de salmão, foram apreendidos 22 mil dólares em espécie não declarados, um veículo da marca Jaguar, documentos, a máquina que falsificava as etiquetas e munições de arma de fogo e um carregador de pistola.
Em um galpão localizado na cidade de Paulo Lopes foi apreendido um caminhão frigorífico utilizado pela quadrilha para transportar frações da carga roubada.
As investigações prosseguem, e denúncias e informações relacionadas a roubos de cargas podem ser enviadas para o e-mail roubosdecargas-deic@pc.sc.gov.br, pelo telefone 3281-4200 e pelo aplicativo WhatsApp 98844-0011. 

Orientações

Previna-se

O serviço de guarda-vidas funciona das 8h às 20h
Preste atenção nas bandeiras de sinalização de praia
Evite entrar no mar e rios que não conhece
Cuidado com as correntes de retorno e buracos (sinalizados pelos guarda-vidas)
Evite ingerir bebidas alcoólicas e entrar na água
Cuidado com os costões e as fotografias muito perto da quebra das ondas
Cuidado com os animais peçonhentos durante as trilhas
Não mergulhe de costões e pedras
Não deixe crianças sozinhas na água
Se for utilizar caiaque ou pranchões, use o colete salva-vidas
Evite nadar sozinho
Na Guarda do Embaú deve ser tomado um cuidado muito especial no rio, é muito perigoso, com correntes fortes e buracos
Em qualquer incidente, entre em contato com os Bombeiros pelo número 193



Galeria de fotos: 3 fotos
Créditos: DIVULGAÇÃO DIVULGAÇÃO DIVULGAÇÃO
Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • d83a8831fba6952d386c6501dc64c0ab.jpg