Coluna Policial - Edição 668

PM auxilia em operação de remoção de casas em terreno em litígio judicial

4b7af3dee36c493976a960b876c15299.JPG Foto: DIVULGAÇÃO

Por: Dienifer Leite

 

REINTEGRAÇÃO DE POSSE

A Polícia Militar foi acionada para acompanhar uma ação de reintegração de posse em um terreno na Praia do Sonho, em uma área que fica dentro do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro e geralmente é marcada por conflitos ambientais. A ação iniciou por volta das 5h30, da última segunda-feira (3), com o auxílio de profissionais da Prefeitura de Palhoça.

“O problema não é que é uma área de preservação permanente, é uma área que está em litígio judicial, que uma das partes conseguiu reintegração de posse e o juiz determinou que fosse cumprida de maneira emergencial, instou a Prefeitura a participar e que a PM desse a segurança. Então, a gente montou essa operação”, afirma o tenente-coronel Jacob Quint Neto, comandante do 16º Batalhão da PM, sediado em Palhoça.

Durante a ação, mais de 10 casas que haviam sido construídas em cima do terreno reintegrado foram demolidas. A ação tramita na Justiça desde 2014. Na liminar que determina a reintegração de posse, o juiz Ezequiel Rodrigo Garcia solicitava “urgência” no cumprimento da desocupação, “com reforço policial”. “Desde logo, autorizo a demolição das cercas e dos barracos recentes, com expressa proibição do exercício da posse sobre a área em litígio”, determinou o juiz. 


OPERAÇÃO ADSUMUS XIV

Na tarde de terça-feira (4), o 16º Batalhão de Polícia Militar (BPM), sediado em Palhoça, participou da Operação Adsumus XIV, que visa agir proativamente, com ações de abordagens policiais nos logradouros públicos, barreiras, bloqueios, apreensões de armas e entorpecentes, prisão e apreensão de criminosos. 

Foram utilizadas na operação oito viaturas das guarnições de Área e Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT) do 16º BPM, e PPT do GEBN, Gesa, Choque e Canil.

A operação foi realizada nos bairros Baixada, Caminho Novo, Frei Damião e Vila Nova. 

Foram abordadas 47 pessoas e 16 veículos; um homem foi detido e um adolescente foi apreendido.

No Caminho Novo, os policiais se depararam com uma dupla em atitude suspeita. Os dois suspeitos tentaram fugir, sem êxito. Na revista pessoal, foram encontradas 26,5 gramas de maconha, 1,8 gramas de cocaína e uma pedra de crack. 


PRODUTOS ROUBADOS

Na tarde de segunda-feira (26), policiais do 16º Batalhão de Polícia Militar (BPM) prenderam em flagrante um homem com simulacro de pistola, veículo e produtos roubados no Passa Vinte. 

Os policiais receberam a informação de que o veículo utilizado no roubo seguia para a BR-101 no sentido Norte. A PM localizou o carro na Fazenda do Max, em São José, e iniciou a perseguição. O motorista perdeu o controle do automóvel em uma curva, bateu em um poste, abandonou o carro e tentou fugir a pé, pulando muros. Ele logo foi localizado escondido dentro de uma residência.   

Foram recuperados uma caminhoneta Ssangyong Kyron M200 XDI, de cor prata; três celulares; um relógio; um óculos de sol; além de 24 dólares e 414 reais. 


DRONE PARA A PM

A Secretaria de Segurança Pública entregou um drone para a Polícia Militar (PM). O aparelho, de uso compartilhado, vai auxiliar os agentes de trânsito no controle e monitoramento aéreo do tráfego no município, além de auxiliar o trabalho da PM no combate ao crime.

O prefeito Camilo Martins reforça que o aparelho vai auxiliar os órgãos que atuam na segurança de Palhoça e reforçar o combate à criminalidade. “O município contribui constantemente com os órgãos de segurança pública. Nos últimos anos, implantamos os agentes de trânsito nas ruas para que os policiais militares pudessem focar exclusivamente no combate ao crime e distribuímos 20 veículos aos órgãos de segurança da cidade”, ressalta o prefeito. 

“A segurança pública é uma área de dever do estado, mas de responsabilidade de todos”, lembra o secretário municipal da pasta, Eduardo Freccia.

A entrega oficial ocorreu no gabinete do prefeito, e contou com a presença do prefeito Camilo Martins, do secretário Eduardo Freccia, do vereador João Carlos Amândio (Bala, PSD) e do comandante do 16º Batalhão da PM, Jacob Quint Neto, que agradeceu o apoio e a parceria da Prefeitura. 


ASSASSINATO

Um homem foi assassinado na Praia do Sonho, e a Polícia Militar conseguiu prender os autores logo em seguida. Eles seriam da Guarda do Cubatão e o crime teria relação com o tráfico de drogas. 


HOMENAGEM AO BATALHÃO

Na noite de segunda-feira (26), o 16º Batalhão de Polícia Militar (BPM) foi parabenizado pela Câmara Municipal, através de Moção de Aplausos, pelos relevantes serviços prestados ao município, por toda a dedicação de todos os militares do batalhão. A moção foi proposta pelo vereador José Henrique Francisco dos Santos, e foi entregue ao comandante do 16º BPM, tenente-coronel Jacob Quint Neto. 


PRISÃO (1)

No início da manhã de terça-feira (27), policiais civis da Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Palhoça, unidade coordenada pela delegada de Polícia Civil Raquel de Souza Freire, prenderam um rapaz de 21 anos em uma rua do Jardim Eldorado.

Em janeiro, ele foi detido em flagrante por policiais militares após praticar um roubo em São José, na companhia de um comparsa. Em virtude dessa ocorrência e do consequente processo criminal, havia contra ele um mandado de prisão pelo crime de roubo, expedido em outubro pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Palhoça. Ele foi condenado à pena privativa de liberdade de cinco anos e quatro meses de reclusão em regime inicialmente semiaberto. 


PRISÃO (2)

Na noite do último domingo (2), policiais do 16º BPM prenderam um maior de idade e aprenderam um adolescente de 17 anos no Aririú, com veículo e produtos roubados.

As guarnições foram informadas de que havia ocorrido um assalto em residência no Morretes, onde quatro homens entraram em uma casa anunciando o assalto, levando alguns pertences e o veículo da família, um Fiat/Freemont. O veículo foi avistado pelos policiais em alta velocidade no Furadinho. Os bandidos não obedeceram às ordens de parada, mas acabaram sendo interceptados no Aririú. Dois dos bandidos estavam no carro roubado.

Foram encontrados também um simulacro de pistola usado no assalto, dois televisores, um celular e uma antena de TV.

Os outros dois criminosos conseguiram fugir no veículo utilizado para a realização do assalto. 


PRISÃO (3)

Na tarde do último domingo (2), policiais da DIC de Palhoça e da Delegacia de Polícia de Palhoça prenderam um homem de 48 anos no Pachecos. Havia contra ele um mandado de prisão por crime de estupro de vulnerável, expedido em maio pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Palhoça.


NOVOS GUARDA-VIDAS

Na última quinta-feira (27), foi realizada a formatura da nova turma de guarda-vidas civis que vai patrulhar as praias palhocenses durante a temporada de verão. O grupo iniciou com 61 integrantes e apenas 29 conseguiram concluir o curso - quatro argentinos entre eles.

O primeiro colocado da turma foi justamente um estrangeiro, Manuel Alejandro Balmaceda. O encerramento do treinamento foi com uma travessia a nado entre a Guarda do Embaú e a Ilha dos Corais.

Os novos guarda-vidas vão atuar nas praias palhocenses durante a Operação Veraneio, que passará a operar de maneira integral a partir do dia 15. 

Além da formatura, na cerimônia também foram homenageados bombeiros, autoridades e parceiros da corporação.

O evento também serviu como inauguração oficial das novas instalações do quartel de Palhoça, com 600 metros quadrados de área construída, um investimento superior a R$ 650 mil. As novas instalações contam com vestiários, sala de aula, academia e garagens para as viaturas.


RESGATE NO MAR

Três ocupantes de uma embarcação que naufragou na Praia de Fora na noite de sábado (1) foram resgatados com vida pelo Corpo de Bombeiros. As buscas iniciaram na manhã de domingo, mas um dos pescadores só foi encontrado à tarde, junto à Praia do Riso, no bairro Coqueiros, em Florianópolis. Ele passou 17 horas no mar. A operação de resgate contou com o auxílio de helicóptero, botes e motos aquáticas. Os três homens usavam colete salva-vidas.


INCIDENTE NO ARIRIÚ

Um incidente de trânsito assustou motoristas e pedestres no Aririú, no domingo (2). Um grupo de cerca de 10 motociclistas trafegava por uma rua do bairro quando um automóvel Peugeot cruzou pela formação. Uma moça que estava em uma das motos gravou parte da ação.

No vídeo, as motocicletas trafegam em formação, quando o Peugeot manobra entre elas e passa à frente. Os motociclistas, então, se aproximam do Peugeot. Aparentemente, há uma discussão entre os motociclistas e o condutor do carro. Um dos motociclistas chegou a arremessar um capacete na direção do automóvel, que colide com uma das motos. Logo adiante, o automóvel para e a gravação encerra.

O jornal Palhocense teve acesso a áudios supostamente gravados por duas pessoas envolvidas no incidente. Os áudios indicam que o carro parou próximo à casa de um dos ocupantes e quando eles saíram do carro, houve confronto. “Veio dois com um pedaço de pau e uma marreta. Foi aí que a gente pulou para cima dos bichos”, relata um dos áudios, que teria sido gravado por um dos motociclistas. A briga teria se estendido até o interior da residência. “Tava vindo eu e meu filho, meu pequeno, e os gurizão cortaram a nossa frente, e começaram a discutir, meteram pé no espelho, meteram pé na porta, e nisso começaram a seguir nós, não deixavam nós passar, trancando e tal, um bonde de umas 11, 12 motos. Aí aconteceu aquilo ali do vídeo”, relata um dos ocupantes do carro. “Aí fechou o pau, invadiram aqui em casa”, acrescenta o autor do áudio, que informa, ainda, que registrou um Boletim de Ocorrência.



Galeria de fotos: 6 fotos
Créditos: DIVULGAÇÃO DIVULGAÇÃO DIVULGAÇÃO DIVULGAÇÃO DIVULGAÇÃO DIVULGAÇÃO
Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • Banner-310x260.gif