Fabinho participa de visita ao Contorno Viário

Presidente da Câmara integrou comitiva liderada pela Comissão de Transportes e Desenvolvimento Urbano da Alesc

e11df87c2eeb7fd076ca5bd2cc50f412.jpeg Foto: DIVULGAÇÃO

Na tarde da última segunda-feira (9), o presidente da Câmara de Vereadores de Palhoça, Fábio Coelho (Progressistas), participou de uma visita guiada ao Contorno Viário, que interliga vários municípios entre Palhoça e Tijucas. A visita foi promovida pela Comissão de Transportes e Desenvolvimento Urbano da Assembleia Legislativa e teve como “guias” o diretor-superintendente da Arteris, André Bianchi, e o superintendente de investimentos da Arteris, Marcelo Modolo.  
A visita, que durou cerca de quatro horas, teve paradas em quatro trechos das obras do traçado: uma no trecho intermediário em Palhoça, outra no trecho intermediário em São José e mais duas paradas no trecho Norte, em Biguaçu.

Conforme a concessionária Arteris, dos 50 quilômetros de pista dupla do Contorno Viário, 70% (35 quilômetros) estão com obras em andamento, concentradas principalmente na parte intermediária, e possui alguns trechos quase concluídos. Os 15 quilômetros restantes se concentram principalmente no trecho Sul, em Palhoça. O traçado tem início no Km 175 da BR-101 e finaliza no Km 220.

De acordo com o diretor-superintendente da Arteris, 95% das áreas que seriam impactadas pelo anel viário já estão liberadas para iniciar as obras. Entretanto, existem pontos impossibilitados pelos licenciamentos ambientais: no trecho Sul, em Palhoça; no trecho Norte, em Biguaçu; e no entroncamento com a BR-282, também em Palhoça; além da construção de quatro túneis, que têm previsão de serem construídos no início de 2019.

Para Fabinho, essa é uma grande e importante obra para os municípios que compõem a Grande Florianópolis: “A população palhocense sofre diariamente com as filas e esta obra beneficiará os municípios da região, visto que os caminhões poderão passar por essa nova estrada, desafogando consideravelmente o tráfego na BR-101”.

O vereador acompanhou o andamento da obra, e diz estar alerta aos prazos: “Estamos aqui, visitando esta obra, e vamos ficar atentos para que a concessionária responsável pela execução respeite o que foi determinado, e entregue sem mais atrasos essa obra tão esperada pela população”. 

Para o coordenador-geral do Conselho Metropolitano para o Desenvolvimento da Grande Florianópolis (Comdes), Ernesto Caponi, o que ficou evidenciado é que tem muito trabalho a ser feito. “Sabemos dos pontos que são gargalos e dos impedimentos para a conclusão da via junto ao Ibama. O Comdes não medirá esforços para atuar com o poder público para que as obras sejam concluídas dentro do prazo”, pontua Caponi. O novo prazo de conclusão estabelecido pela concessionária que responde pela obra é dezembro de 2021.

 



Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • Banner-310x260.gif