Festa do Divino começa neste sábado (15)

Casal festeiro Vanio da Silva Vieira e Elizângela Veber convida a comunidade a participar. Confira a programação

6cc12c6824cdf261c4dc8777e27879bb.JPG Foto: DIVULGAÇÃO

Este final de semana será especial para os palhocenses. Entre 15 e 17 de junho, será realizada a Festa do Divino, uma das celebrações mais aguardadas pela população, com 129 anos de tradição no município. Os festeiros Vanio da Silva Vieira e Elizângela Veber prometem um festejo recheado de atrações.

Para o casal, a missão de realizar a festa é uma honra ainda maior, pelas circunstâncias. “Estávamos na festa ano retrasado, junto à nossa família, e na hora em que a Corte Imperial se dirigia ao Império, meu marido diz que sentiu algo diferente, um chamado e também uma graça alcançada, tanto pela saúde dele quanto da nossa filha, que será uma das Imperatrizes. Passamos um grande susto entrando com ela na reanimação do Hospital Infantil”, relembra Elizângela. A pequena Layla nasceu de forma prematura, e desde o nascimento sofreu com problemas pulmonares. Em 2017, teve crises fortes de renite alérgica e bronquite, mas lutou bravamente e conseguiu se recuperar, certamente com a ajuda do Divino Espírito Santo e a fé dos pais. “Por pouco não perdemos nossa filha, mas Deus é o médico dos médicos, o Deus do Impossível, e estabilizaram o quadro de nossa filha”, relembra.

O casal atendeu ao chamado com dedicação. Os preparativos começaram uma semana após o término da festa de 2018, e eles prometem surpresas. “Terá surpresas, sim. Nossa festa será toda filmada com drones e este ano teremos várias atrações musicais”, garantem os festeiros.

A festa é parte importante de um roteiro de celebração religiosa, mas todos conhecem a verdadeira “razão de ser” da secular Festa do Divino. A origem se encontra em Portugal, no século 14. A celebração foi estabelecida pela rainha Isabel, por ocasião da construção de uma igreja do Espírito Santo na cidade de Alenquer. A devoção se difundiu rapidamente e tornou-se uma das mais intensas e populares em Portugal. E como a região de Palhoça foi colonizada fundamentalmente por portugueses das ilhas dos Açores, essa tradição cruzou o Atlântico e se enraizou em solo palhocense como mais uma demonstração de gratidão, carinho e devoção à fé católica. “Nesta festa, seremos apenas um representante, pois será dedicada totalmente ao nosso Divino Espírito Santo. Esta festa será a ele, para ele e por ele, apenas gratidão e gratidão”, diz Elizângela, que participa da Festa do Divino em Palhoça desde bebê. Seu pai era frenquentador das missas na igreja todos os finais de semana, e ela herdou a fé da família. Uma fé partilhada com o marido Vanio, que é natural de Imbituba - os dois são casados há 20 anos.

O festejo começa neste sábado (15), com o Desfile do Cortejo Imperial, a partir das 18h30. Às 19h, está programada uma missa, comandada pelo pároco, padre Leandro José Rech, com a coroação do Imperador. A partir das 20h15, a banda musical de Santo Amaro da Imperatriz vai embalar o Cortejo do Império. Confira a programação completa no quadro ao lado! 


Festa do Divino

Programação

Sábado (15)
18h30 - Desfile do Cortejo Imperial com a banda de Santo Amaro da Imperatriz
19h - Santa Missa presidida pelo pároco, padre Leandro José Rech, com a coroação do Imperador 
20h - Show Pirotécnico 
20h15 - Cortejo do Império e continuidade dos festejos, ao som da banda musical de Santo Amaro da Imperatriz, e show musical 

Domingo (16)
9h30 - Desfile do Cortejo Imperial, acompanhado pela banda musical de Santo Amaro da Imperatriz 
10h - Santa Missa festiva 
11h30 - Cortejo no Império 
12h - Almoço festivo, ao som da banda de Santo Amaro da Imperatriz 
13h30 - Show musical no salão de festas, roletas e brindes
14h - Show de Prêmios
18h30 - Desfile do Cortejo Imperial, acompanhado pela banda de Santo Amaro da Imperatriz 
19h - Santa Missa, com a apresentação da nova Família Imperial 
20h - Show pirotécnico 
20h15 - Cortejo do Império e continuidade dos festejos no salão, ao som da banda de Santo Amaro da Imperatriz 

Segunda (17)
18h30 - Desfile do Cortejo Imperial, acompanhado pela banda de Santo Amaro da Imperatriz 
19h - Missa Solene, com a entrega da Coroa para a nova Família Imperial
20h15 - Show pirotécnico e Cortejo do Império 
20h30 - As famílias imperiais de 2019 e 2020 no Império 
23h30 - Sorteio da rifa da festa



Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • Banner-310x260.gif