Homenagem aos premiados na Olimpíada de Matemática

Secretaria de Educação faz cerimônia para valorizar participação dos estudantes palhocenses na competição

c0d9e6498e4c4b6fdbaa6074e41ebe0c.JPG Foto: NORBERTO MACHADO

A Secretaria de Educação de Palhoça organizou uma pequena cerimônia na tarde de terça-feira (4), no Caranguejão, para homenagear os escolas, professores e alunos premiados na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Os resultados foram divulgados no dia 21 de novembro, e Palhoça teve 38 alunos mencionados.

Entre os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino de Palhoça, 23 foram premiados: dois com medalhas de bronze e 21 com menção honrosa. Além de ganharem medalhas, esses alunos ganharam também uma bolsa de estudos para participar do Programa de Iniciação Científica Junior (PIC Jr). “Esse resultado superou os resultados dos anos anteriores”, avalia a professora Karina Zolia Jacomelli Alves.

Pela primeira vez, a Obmep lançou a olimpíada também para o público dos anos iniciais (4º e 5º Anos). Nessa categoria, Palhoça teve mais 15 alunos em destaque.

 

A olimpíada

Desde 2005, quando aconteceu a Obmep pela primeira vez, o número de participantes vem crescendo significativamente. Neste ano, foi registrado um recorde, com mais de 18 milhões de alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Nos anos iniciais, a Obmep estreou com mais de 1,5 milhão de alunos dos 4º e 5º Anos, oriundos de 20 mil escolas públicas de todo o Brasil. “Desde essa época, as escolas municipais de Palhoça, em relação aos anos finais do Ensino Fundamental, vêm recebendo premiações. Hoje, acumulamos 87 menções honrosas e sete medalhas de bronze. Em relação à quantidade de premiações, neste ano batemos mais uma vez o recorde, com 21 menções honrosas e duas medalhas de bronze. Já para os anos iniciais, estreamos com 15 menções honrosas”, explica a professora Karina.

A Obmep é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC).

Pela olimpíada, busca-se estimular o estudo da Matemática por meio da resolução de problemas. A resolução de problemas é a principal indicação metodológica para a rede municipal de ensino de Palhoça. É, ainda, uma forma privilegiada de auxiliar o aluno no desenvolvimento de competências como raciocinar, representar, comunicar e argumentar matematicamente, aspectos necessários para a construção do letramento matemático. 

 

Olimpíada de Matemática

Vencedores do 4º e 5º Anos

Menção Honrosa
Matheus Schlchting Morgan (escola Antonieta Silveira de Souza); Matheus Silva Chaves (escola Najla Carone Goedert); Higor Rodrigues da Cruz (escola do Albardão); Kauã Vargas Stoever (escola Mara Luiza Vieira Liberato); Luiz Eduardo de Lima Costa e Sandra da Silva (escola Laurita Silveira Wagner); Vicente Lavarda Buzzato (escola Olga Cerino); Nicholas de Souza Albino da Silva e Bruno Luiz Hartmann Pereira (escola Nossa Senhora de Fátima); Dômini Carmesini Ataíde, Daniel Pedro Vieira, Matheus Santos da Silva e Luíz Ricardo Lopes Eugênio (escola Evanda Machado); Artur Pinto de Freitas (escola Francisca Farias); Cristian Vieira Neres (escola Reinaldo Weingartner)

Vencedores do 6º ao 9º Anos

Medalha de Bronze
Wesley da Costa (escola Adriana Weingartner), bicampeão; e Jiliard Mai Peifer (escola Mara Luiza), tricampeão

Menção Honrosa
Ana Luiza da Conceição Beck (escola Adriana Weingartner); Isabel Anderson Lima (tricampeã), Willian Robert Zimmermann Simas (bicampeão), Júlia de Souza Ribeiro e Rodrigo dos Santos de Jesus (escola Mara Liberato); Pedro Henrique Sebben (tricampeão), Carlos Eduardo Gueller e Mariana Teixeira Ramos (escola Neri Martins); Bruno de Lima Machado (bicampeão), Matheus Scherer Leal (tricampeão), Nicoly Franca Peloso (bicampeã), Guilherme Alves da Silva, Aline Rodrigues Teixeira e Paulo Mafra de Oliveira João (escola Reinaldo Weingartner); Maria Clara da Silveira, Stefany Elizabete Martins, Marina Silveira Albanaes, Tayna Antunes dos Santos (escola Antonieta de Souza); Lucas Heerdt Silveira (Caic); Kainan Guilherme Schmoeller (escola Nossa Senhora de Fátima); Shandler Magalhães Barbosa (escola Guilherme Wiethorn Filho)



Galeria de fotos: 2 fotos
Créditos: NORBERTO MACHADO NORBERTO MACHADO
Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • Banner-310x260.gif