Maio Amarelo mobiliza agentes de trânsito

Ação será na tarde desta quinta-feira (23), na Praça Sete

425ec87665b9191c3b8f8af6d6288351.jpg Foto: DIVULGAÇÃO/PMP

A Secretaria Municipal de Segurança Pública realiza evento nesta quinta-feira (23), em alusão à campanha Maio Amarelo, movimento internacional de conscientização, que visa prevenir e reduzir acidentes e mortes no trânsito.

A ação vai ocorrer das 14h às 18h, na Praça Sete de Setembro, no Centro, com escolinha de trânsito para crianças; espaço kids, com brinquedos, atividades e apresentação infantil; confecção de cartão de estacionamento para o idoso; distribuição de materiais educativos, balões e camisetas para motoristas e passageiros.

As atividades serão ministradas pelos agentes de trânsito de Palhoça, em parceria com guardas municipais de outros municípios da região, que abordam temas diferentes na campanha Maio Amarelo. “O Brasil é o quarto país do mundo recordista em mortes no trânsito, com uma média de 21 casos a cada 100 mil habitantes. Nós, como município brasileiro, contribuímos de certa forma para esta colocação. É nosso dever apoiar movimentos como este, desenvolver ações em prol de um trânsito mais seguro para pedestres e condutores e, sobretudo, preservar a vida”, destaca o prefeito Camilo Martins.

Durante todo o mês, os agentes municipais de trânsito estão realizando palestras educativas sobre os cuidados com itens de segurança, sinalização, crianças, ciclistas e pedestres, e riscos com o uso de aparelho celular, entre outros. “O intuito é promover atividades voltadas à conscientização, avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão e ampliação do debate sobre as responsabilidades de cada um no trânsito”, relata Plínio Marcos Heinz, coordenador dos agentes de trânsito de Palhoça.


Movimento Maio Amarelo

Em 11 de maio de 2011, a ONU decretou a “Década de Ação para Segurança no Trânsito”. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza.

É um movimento internacional de conscientização para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. O intuito é reduzir o número de acidentes de trânsito, colocando o tema em pauta para a sociedade e estimulando a participação da população, empresas, governos e entidades.

A marca que simboliza o movimento é o laço na cor amarela, que significa atenção e também a sinalização e advertência no trânsito. A intenção é tratar os acidentes de trânsito como uma verdadeira epidemia, para que cada cidadão adote um comportamento mais seguro e responsável, para preservar a sua própria vida e a dos demais.



Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • Banner-310x260.gif