O comportamento humano aos olhos da literatura

Romancista Duda Razzera lançou em Palhoça a obra “Além da Superfície”, que aborda assuntos como família, amizade e amor

d8411312d66f76a0e5a8a75f43f1a98d.jpeg Foto: JÚLIO TRINDADE/DIVULGAÇÃO

Texto: Isonyane Iris

Aos 27 anos, a romancista inspiradora Duda Razzera usa toda sua paixão pela escrita para trazer em suas obras títulos que tratem do comportamento humano através das palavras e emoções. Lançada recentemente em Palhoça, a obra “Além da Superfície” aborda assuntos como: relacionamento abusivo, vida familiar, homossexualidade, amizade e amor. Um romance envolvente, em que a personagem precisa se ajustar à vida adulta e a uma nova condição psicológica enquanto tenta encontrar a felicidade.

Em sua terceira obra, Duda traz aos leitores um romance em que a personagem principal, Alice, sofre com uma nova condição mental, que é o Transtorno de Ansiedade Generalizada. “Ela nunca pensou em terminar sua graduação com sete quilos a mais do que gostaria, chutada pelo seu namorado, desempregada e (ainda) morando com os pais. Diante de tal condição, Alice precisa aprender a conviver com essa nova realidade em meio ao caos que está sua vida amorosa, familiar e profissional”, descreve a autora.

No lançamento de “Além da Superfície”, realizado no Atrium Offices, na Pedra Branca, os presentes tiveram a oportunidade de assistir à palestra “Como se tornar um autor empreendedor”, que, além da escritora, contou com a presença da revisora Francine Porfírio, da designer Marina Ávila, de Rodrigo Rocha (da Gráfica Rocha) e de Wesley Razzera, da Digital Pen. Na oportunidade, Duda contou um pouco da sua jornada em editoras tradicionais, com o seu próprio selo, até chegar ao projeto que tem hoje, que é a Digital Pen.

CEO da Digital Pen, uma empresa especializada em ajudar autores com os desafios do Marketing Literário e Authorpreneurship, Duda tem contribuído com o sonho de muitos autores. “A Digital Pen foi criada com o intuito de auxiliar os autores a serem empreendedores nos processos de escrita, revisão, diagramação, impressão, vendas e marketing”, explica.

 

Projeto social

Apaixonada pela leitura desde a infância, Duda despertou o interesse assim que foi alfabetizada, quando tinha apenas seis anos. “Decidi que o final do livro ‘O Espantalho’ - ou um nome similar, não me recordo agora -, merecia outro final. Na mesma época, escrevi minha primeira poesia chamada ‘O Príncipe das Areias’. Foi quando descobri que queria ser escritora”, relembra.

Sua primeira obra publicada foi em 2014. “Cartas para Você” nasceu logo após perder seu pai. Foi a maneira que a escritora descobriu de aliviar sua dor. “Percebi que na escrita encontrei um jeito de me expressar livremente, sem preconceitos ou amarras. Dentro de mim, tive sempre essa ânsia em escrever o que sinto, o que vejo as pessoas sentirem e o que eu gostaria de sentir. A emoção me motiva, os sentimentos me fascinam e o comportamento me intriga. E percebi também que através dela posso ajudar muitas pessoas além de mim, por isso eu faço”, descreve a escritora.

Em 2015, Duda deu continuidade ao que começou aos nove anos e estreou na literatura infantil com “O Príncipe das Areias”. Um delicado poema sobre a importância das emoções acima dos bens materiais. Finamente ilustrado pela designer Manuela Cunha Soares, também apaixonada por literatura, o livro conta, através de rimas simples e divertidas, a história do Príncipe das Areias, um príncipe que quer tudo, mas não compreende a importância do amor e da amizade. Uma lição cativante sobre a importância dos sentimentos para leitores de todas as idades.

Além disso, a escritora pensou em um projeto que pudesse unir a necessidade da casa de apoio Associação de Voluntários de Saúde do Hospital Joana de Gusmão (Avos), de Florianópolis, com a necessidade de estimular as crianças para a leitura. A cada livro “O Príncipe das Areias” comprado, R$ 5 são revertidos para a Avos. “O restante do valor é apenas para cobrir o custo do livro que foi impresso. Uma criança é ajudada e a outra lê o livro do Príncipe. Também temos casos de pessoas comprando o livro e deixando de doação para as próprias crianças com câncer”, conta a escritora, feliz com o resultado do projeto. 

Para quem quiser ajudar nesse projeto ou obter mais informações sobre as obras literárias, basta procurar por Duda Razzera nas redes sociais.



Galeria de fotos: 2 fotos
Créditos: JÚLIO TRINDADE/DIVULGAÇÃO JÚLIO TRINDADE/DIVULGAÇÃO
Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • Banner-310x260.gif