Palhoça presente na Mostra Sesc

Filmes "A Coroa" e "Juventus F.C." têm roteiros de moradores do Jardim Eldorado

93ff9d8dc982344f0f636aec465998bb.jpeg Foto: DIVULGAÇÃO

Entre os dias 18 e 30 de novembro, 25 cidades catarinenses recebem a III Mostra Sesc de Cinema, projeto de apoio à produção audiovisual brasileira recente. Com representantes das cinco regiões do país, a mostra procura ampliar o acesso da população a uma filmografia que expresse a diversidade da produção nacional contemporânea. Um dos sete filmes catarinenses selecionados para o Panorama Santa Catarina é "A Coroa", de Gringo Starr, com roteiro escrito pelo palhocense Welington Moraes; outro, é o curta "Juventus F.C.", do cineasta Alexandre Manoel (os dois moram no Jardim Eldorado). 

"A Coroa" é um média-metragem de 19 minutos que traz um recorte de um tempo obscuro: a ditadura. No filme, o jornalista Antônio é torturado por Baptista, membro do temido Departamento de Ordem Política e Social (Dops). "Com diálogos banais, que permeiam desde a figura de Gregório Barrios, cantor de bolero da época, passando por passagens da Bíblia, Flávio Cavalcanti e lampejos sobre a moral e o bom costume, o filme traça um paralelo com os dias de hoje, onde a ignorância escancara as portas do sadismo. Paralelo a isso, flashbacks remontam a história de Baptista com sua esposa Glória", revela Welington, que também faz uma ponta no filme, no papel de um agente do Dops conhecido como Alemão. 

Welington conta que, para escrever o roteiro, fez uma pesquisa sobre o período da ditadura e assistiu a muitos depoimentos que foram dados à Comissão Nacional da Verdade, órgão que apurou as violações dos direitos humanos cometidos durante aquele período. O ator e roteirista se baseou, principalmente, no depoimento do ex-delegado do Dops Cláudio Antônio Guerra, que foi denunciado, em agosto de 2019, pelos seus crimes.

O filme foi gravado em 2018 e foi produzido pela Aktoro Filmes, uma das ramificações da Aktoro Escola de Formação de Atores, sediada no Centro de Florianópolis. Além de Wellington, atuam no filme os atores: Jhonatan Santos, Lauchi Gamarra, Tri Bonfanti, Welington Moraes, Nelson Félix, Márcio Fernandes e Chico Santos.

 

Exibições em Palhoça

Dia 20
Sessões Infantil e Juvenil, restritas a escolas

Dia 27
18h30: "O Espiral de Contos de Deolindo Flores", "Miragem do Porto" e "Apenas o que Você Precisa Saber Sobre Mim"

Dia 28
18h30: "Nossa Terra", "Juventus F.C.", "Domingos Bugreiro" e "A Coroa"

As sessões contam com debates nos intervalos e no final de cada sessão, e são exibidas no auditório do Sesc de Palhoça, na Ponte do Imaruim

O Palhocense já mostrou aos leitores os detalhes do filme "Juventus F.C.". Acesse o link bit.ly/2rzFEFc e relembre



Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • Banner-310x260.gif