Patinadores encenam Annie em especial de Natal

História de adoção abordada em filme de 1982 será tema do espetáculo do Projeto de Patinação Arte & Saúde Sobre Rodas

98c73f2326b16696028ece49c16ab0ff.JPG Foto: NORBERTO MACHADO

Texto: Isonyane Iris

Muito mais do que andar de patins, os mais de 100 alunos do Projeto de Patinação Arte & Saúde Sobre Rodas deslizam pela pista com uma sintonia e leveza que emociona e leva o público a se sentir em um verdadeiro espetáculo da Broadway. É essa emoção que os patinadores e professores prometem apresentar no show especial de Natal, nesta segunda-feira (10), às 20h, no Ginásio do Sesi, em São José (rua Farroupilha, número 150).
Neste ano, o show especial de Natal leva para a pista de patinação a importância da adoção, através da clássica história da Annie, a menina órfã que aprontava com seus amigos dentro do orfanato. “Fizemos o espetáculo todo baseado no filme de 1982, onde a menina Annie, junto com os amigos, faz as maiores peripécias dentro do orfanato. Neste ano, resolvemos abordar o tema adoção, não só de bebês, mas também de crianças e adolescentes. Incentivando que a doação é um de ato de amor e que todas as adoções são possíveis, seja ela entre casais ou mesmo solteiros, todos podemos adotar”, explica o professor e treinador Ubiratan Marques Branquinho.
Aos oito anos, Maria Eduarda conta que a patinação se tornou sua maior paixão. “Sempre achei um esporte muito bonito, eu assistia na TV e tinha vontade de fazer. Eu adoro quando eu consigo fazer algo que eu acabei de aprender, é uma conquista a cada dia. Eu estou muito ansiosa pela apresentação de Natal, até porque minha família vai, e eu sei que vai ser lindo”, garante a patinadora, encorajando todos a fazer patinação. “Para quem tem medo: confie em você, um pouco por dia você chega longe”, garante a pequena patinadora.
“Vemos a evolução desde 2011, lá do começo, quando muitos começaram de um jeito desengonçado e hoje notamos uma performance na pista que nos deixa muito gratos. Agora, com essa equipe de competição, que está com o nível muito bom, levando o nome do município, só podemos nos sentir orgulhosos. Sobre a nossa apresentação, eu tenho certeza que será um verdadeiro espetáculo para toda família, vale a pena assistir”, aconselha o professor Ubiratan.

Projeto de Patinação
Arte & Saúde Sobre Rodas
Mantido pela Prefeitura Municipal de Palhoça, o Projeto de Patinação Arte & Saúde Sobre Rodas começou no final de 2011, quando a ideia era organizar um grupo de patinadores para se apresentar no antigo Natal Reluz de Palhoça. Depois da primeira apresentação, o projeto foi crescendo. Após uma visita feita nas escolas do município, convidando todos os alunos a participar, a primeira turma de patinadores fechou com 150 matriculados. Desde então, o grupo, que todo ano mantém uma média de 100 alunos, se apresenta em shows e espetáculos. 
O projeto é oferecido de forma gratuita a crianças e adolescentes que estejam em idade escolar e estudando. Com aulas duas vezes por semana, os treinos são realizados no contraturno escolar, no Ginásio de Esportes Nazareno Cândido, na Ponte do Imaruim, em um horário que, segundo o professor, foi pensando como forma de não atrapalhar os estudos. “As aulas são gratuitas e os patins são emprestados pelo projeto. Em troca, todos os alunos precisam estar estudando. Como temos patins a partir da numeração 30, as crianças estão começando a partir dos seis anos, mas para os pais que desejam que o filho comece cedo, o ideal seria a partir dos três anos. Para essa idade, não temos disponíveis patins com a numeração, mas caso a criança possa adquirir os patins próprios de patinação artística, poderá frequentar as aulas normalmente, basta se matricular”, orienta o professor Ubiratan.
Carlos Adriano Trupell, de 10 anos, é um dos poucos meninos do grupo. “Minha irmã fazia e eu sempre quis fazer, mas era em outro ginásio e minha mãe não conseguia me levar. Então eu descobri que estava tendo nesse ginásio e me matriculei. A patinação não é só fazer o que o professor manda; a gente brinca, se diverte e patina muito. Já teve amigos falando sobre menino fazer aula de patins, mas eu não vejo diferença e também não me incomoda”, garante.
No projeto desde 2011, Karoline Souza Guckert, de 17 anos, começou aos 12 anos e hoje afirma não conseguir largar a patinação. “Eu não conhecia a patinação, soube das aulas na escola e resolvi me matricular. Foi então que me apaixonei, é muito prazeroso patinar. Hoje eu não consigo me ver sem patinar, até porque já faço há muito anos, então quero continuar patinando enquanto eu puder. A patinação acrescentou na minha vida disciplina e dedicação, depois que começa a fazer, a gente se importa com a postura, com o comportamento, fiquei mais rígida, amadureci”, conclui a patinadora.
As matrículas para o próximo ano começam na segunda quinzena de fevereiro, no Ginásio de Esportes Nazareno Cândido, na Ponte do Imaruim, onde os treinos são realizados, às segundas-feiras e sextas-feiras, entre 9h e 11h e entre 13h e 15h. Lembrando que a exigência feita é que a criança esteja estudando. 

Equipe para competições
Através do projeto, e com o interesse de pais e alunos, os professores resolveram montar a equipe de alto rendimento, a Unidos Sobre Rodas. “Depois de muitos pedidos dos pais e dos alunos, nós abraçamos a ideia e hoje nossa equipe de alto rendimento está com 14 alunos, que treinam três vezes por semana, em treinos bem mais intensos. Eles representam o município, são patinadores de nível estadual, e em 2019 prometem estar competindo em nacionais”, acreditam os professores, técnicos e coreógrafos Ubiratan Marques Branquinho e Mauricio Luís Nascimento.

Ingressos

Os ingressos para o espetáculo especial de Natal desta segunda-feira (10) podem ser adquiridos de forma antecipada, pelo valor de R$ 15, ou na hora do evento, por R$ 20. Os professores explicam que a venda dos ingressos por parte dos alunos servirá para custear os gastos com os trajes do espetáculo.

Informações para adquirir os ingressos pelos telefones 98495-9422 (com Raquel) ou 99135-1193 (com Josi).



Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • Banner-310x260.gif