Pemp participa do 1º Encontro de Orquestras Juveni

Jovens músicos de Palhoça se apresentam nesta quinta-feira (10), no CIC, em Florianópolis

1da68d6dcce794bf08bf68b69d1aca5a.jpg Foto: ADRIEL DOUGLAS/PMP/DIVULGAÇÃO

Alunos do Programa de Educação Musical de Palhoça (Pemp) vão participar do 1º Encontro de Orquestras Juvenis, nesta quinta-feira (10), às 20h, no Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis. O evento beneficente é uma iniciativa da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e vai reunir cinco grupos de jovens instrumentistas.
O evento contará com a apresentação do professor Fernando Bresolin e reunirá a Orquestra Acadêmica da Udesc e integrantes de projetos de musicalização de Palhoça, Biguaçu e Florianópolis. A apresentação é promovida pela Orquestra Acadêmica da Udesc, coordenada pelo professor João Titton, e pela Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex) da Udesc. O concerto é beneficente, e os ingressos poderão ser adquiridos até a data do evento, no valor de R$ 10 (inteira) e de R$ 5 (meia-entrada), nos teatros Ademir Rosa, Álvaro de Carvalho e Governador Pedro Ivo.
No dia do evento, será preciso levar um quilo de alimento não perecível. Três instituições filantrópicas serão beneficiadas: a Casa da Criança do Morro da Penitenciária, a Casa São José e a Creche São Francisco de Assis.
Segundo o coordenador de Cultura da Udesc, Ivan Tonon, os projetos participantes do evento são coordenados por professores de musicalização e prática de instrumentos que se formaram na Udesc e agora são “responsáveis por dar início a novos ciclos de musicalização”. O Pemp é coordenado pelo maestro Maycon Souza. “A reunião dos grupos em um belo espetáculo permite perceber a importância da música para a formação em diversos estágios”, destaca Tonon.

Concerto na FMP
No último domingo (6), alunos do Pemp realizaram um concerto na Faculdade Municipal de Palhoça (FMP). A apresentação contou com instrumentos de sopro, corda e percussão - 11 desses instrumentos foram entregues na última semana, com seus respectivos estojos, no gabinete do prefeito Camilo Martins.
O Programa de Educação Musical de Palhoça ensina, desde 2008, teoria e prática musical por meio de diversos tipos de instrumentos para alunos da rede municipal de ensino. Atualmente, 320 estudantes do 1º ao 9º Ano do Ensino Fundamental participam do projeto, que realiza várias apresentações ao longo do ano letivo e inclusive no período de férias. São seis escolas envolvidas e cada unidade tem sua própria agenda e atende uma modalidade musical - juntas, as escolas formam uma grande e única orquestra: Reinaldo Weingartner (Caminho Novo), Nossa Senhora de Fátima (Aririú), Antonieta Silveira de Souza (Guarda do Cubatão), Francisca Raimunda de Farias Costa (Praia de Fora) e Abilio Manoel de Abreu (Morretes II).
O repertório contou com canções populares e clássicos nacionais e internacionais, com adaptações feitas pelo coordenador Maycon Souza. Canções como “You’ll Be In My Heart”, de Phill Collins (tema do filme Tarzan); “Eu Só Quero um Xodó”, de Dominguinhos e “Come As You Are”, do Nirvana, animaram o ótimo público que lotou as dependências do auditório da FMP.



Galeria de fotos: 3 fotos
Créditos: ADRIEL DOUGLAS/PMP/DIVULGAÇÃO ADRIEL DOUGLAS/PMP/DIVULGAÇÃO ADRIEL DOUGLAS/PMP/DIVULGAÇÃO
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • Banner-310x260.gif