PH participa de movimento pela limpeza do planeta

Ação acontecem neste sábado (15) na Praia do Sonho e na Guarda do Embaú

c27d9db10579e076dbf4f1ecfd938154.jpg Foto: DIVULGAÇÃO

Palhoça vai se unir às mais de 300 cidades brasileiras e aos 150 países que se mobilizam para uma faxina geral no planeta no sábado (15), no Dia Mundial de Limpeza. Tem ação na Praia do Sonho e na Guarda do Embaú.
Pela manhã, entre as 9h e as 12h, o movimento Palhoça Menos Lixo realizará a limpeza na Praia do Sonho (concentração em frente ao posto de guarda-vidas). Além da limpeza da orla, haverá ações de educação ambiental e exposição de fotos.

Os resíduos coletados serão catalogados e enviados à organização oficial do evento. “Teremos uma estrutura montada, com tendas, e grandes apoiadores estarão presentes, dentre eles o Projeto Tamar oficial, a Pró-Crep, o projeto RLE, que desenvolve o trabalho junto das escolas públicas com ensino voltado à educação ambiental; teremos um museu do lixo e palestra acerca dos malefícios que a poluição causa no meio ambiente e mais dois projetos participantes”, informa um dos fundadores do movimento Palhoça Menos Lixo, Leonardo Quint. “Este não vai ser um evento isolado, nós queremos fazer um evento por mês e cobrir todas as praias do município. Também queremos fazer eventos como este em mangues, áreas verdes... Enfim, é um projeto que é novo, mas a gente tem um cronograma permanente”, acrescenta Leonardo.

Na Guarda, a 9ª Reserva Mundial de Surfe (RMS) Guarda do Embaú estará à frente do evento, com o apoio das associações locais. Além do mutirão de limpeza, haverá sorteio de brindes e apresentação dos músicos locais. A programação inicia às 14h.

Segundo o presidente do Comitê Executivo da RMS Guarda do Embaú, Marcos Aurélio Gungel (Kito), “esta ação global precisa começar localmente, e este será o nosso papel. Neste ano estaremos em sintonia com a ONG Ecosurf Santa Catarina, que estará agregando os municípios de Palhoça, Garopaba, Imbituba e Laguna”.

 

O movimento

O movimento internacional que promove esta campanha de limpeza intitulada “World Clean Up Day” ou “Dia Mundial da Limpeza” está mobilizando milhares de voluntários este ano. Promovido por diversas instituições que atuam na área de conservação marinha, educação ambiental e políticas públicas, é a maior ação global para despoluição do planeta.
Durante a mobilização, milhares de pessoas em várias partes do mundo vão às praias, rios, praças, parques e trilhas para coletar o “lixo” deixado nesses locais. Ao longo do tempo, as ações da campanha vêm possibilitando mudanças de atitudes e comportamentos em nível local e global.

As ações são coordenadas por grupos autônomos, comunitários, ambientalistas, colégios, escolas, bandeirantes, governos, empresas, ONGs e indivíduos que se dedicam para a melhoria do meio ambiente. As atividades vão desde a coleta do “lixo” até campanhas educativas, exibições fotográficas, plantio de árvores e criação de centros de reciclagem.

 

Serviço

O quê: Dia Mundial de Limpeza
Quando: sábado (15) 

Horário: 9h às 12h
Local: concentração em frente ao posto de guarda-vidas da Praia do Sonho

Horário: 14h (formação dos grupos para coleta do lixo) e 18h (apresentações musicais)
Local: Centrinho da Guarda do Embaú*

Leve seu próprio material (luva, calçado fechado e água)

* Em caso de chuva, o evento na Guarda será transferido



Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • d83a8831fba6952d386c6501dc64c0ab.jpg