Professor realiza estudo sobre ansiedade escolar

Atividade envolveu alunos da Escola de Educação Fundamental Dom Jaime de Barros Câmara, no Bela Vista

87595a4d2ceb7282b618d4e7756bd4e5.jpg Foto: DIVULGAÇÃO

Alunos da Escola de Educação Fundamental Dom Jaime de Barros Câmara, no Bela Vista, participaram do estudo “Ansiedade que me cala”, realizado pelo professor de História Robson Ferreira Fernandes. Durante a prática pedagógica, o professor trabalhou temas relativos ao controle da ansiedade na vida escolar.

O objetivo era proporcionar a reflexão e levantar dados sobre a ansiedade em contexto escolar, uma situação que pode trazer prejuízos ao desempenho acadêmico e até afetar a saúde de cada estudante.

O estudo foi realizado em junho, com alunos da turma 81 (8º Ano), e culminou com a apresentação de debates e atividades sobre o tema abordado – os resultados também foram expostos na feira de ciências da escola.

Uma das atividades propostas foi a aplicação de um questionário com alunos de turmas do 6º ao 9º Ano, com perguntas como “Você tem medo de apresentar trabalhos escolares?”. A ideia era perceber as incidências de transtornos de ansiedade, nervosismo e timidez; 274 estudantes responderam ao questionário.

“Quando o assunto entre os estudantes é avaliação, normalmente, ele vem acompanhado de ansiedade. Além de enfrentarem um turbilhão de emoções durante a adolescência, os jovens ainda precisam estar emocionalmente preparados para encarar as avaliações escolares. Esse projeto defende a importância do descanso, intercalando com a vida dos estudos, como a melhor maneira de se evitar a ansiedade”, reflete o professor.

 



Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • d83a8831fba6952d386c6501dc64c0ab.jpg