Um dia de dedicação ao meio ambiente

FMP realiza atividades com a comunidade, alunos do Ivo Silveira participam de mutirão ao lado da ONG Palhoça Menos Lixo e a Pró-Crep tem programação intensa

59f608b809f795dbb4e535302ea068dd.jpeg Foto: DIVULGAÇÃO

Atualizada às 10h18 de 7/06

 

A natureza é tão importante para a sobrevivência do planeta que não tem apenas um dia dedicado a ela (oficialmente, o Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho), e sim, uma semana inteira. Uma semana em que escolas, poder público e organizações não governamentais (ONGs) se unem para defender nosso lar, com ações de conscientização, mutirões de limpeza e atividades educativas e ecologicamente sustentáveis. Nesta quinta-feira (6), registramos algumas dessas ações em vários cantos do município.

Pela manhã, na Comunidade da Praia, na Ponte do Imaruim, alunos do colégio Ivo Silveira se uniram aos voluntários da ONG Palhoça Menos Lixo em um mutirão de limpeza. Aproximadamente 50 pessoas participaram da ação. Elas recolheram cerca de cinco toneladas de resíduos. Foram recolhidos: inúmeras garrafas de plástico e vidro, cinco televisores, 15 pneus, móveis, brinquedos, utensílios do lar, peças de automóveis, roupas e calçados descartados pela população naquela área, como se fosse um lixão. Encontraram, também, um cão morto, abandonado naquele terreno dentro de um saco de ração. Uma demonstração de que a conscientização da população ainda é o maior desafio a ser enfrentado pelos ambientalistas.

Na Faculdade Municipal de Palhoça, uma intensa programação foi desenvolvida para comemorar a data em ações de extensão, ou seja, com o envolvimento da comunidade. No horário da aula, as disciplinas de Sustentabilidade e Práticas em Ciências Sociais, da Pedagogia, organizaram atividades abertas ao público e com participação da brinquedoteca, laboratório do curso de Pedagogia. Atividades como o jardim sensorial (que já virou tradição na FMP), a mostra de sustentabilidade e o circuito de brincadeiras sustentáveis foram permeadas com apresentações como a do coral da FMP, do musical Saltimbanco, com a participação da Faculdade da Maturidade, e das crianças cantantes.

Nesta quinta (6), alunos da Faculdade da Maturidade fizeram um passeio ao centro de visitação do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro. As atividades encerram no sábado (8), com um pedal ambiental. "A FMP busca desenvolver ações voltadas à comunidade palhocense, por ser uma instituição pública municipal. Em comemoração ao dia do meio ambiente, realiza a Semana do Meio Ambiente, com o objetivo de conscientizar o público sobre a importância de se desenvolver práticas sustentáveis. Por meio de seus inúmeros projetos e ações de extensão e responsabilidade social, a FMP agrega diferentes gerações em suas mais diversas demandas e necessidades, o que resultou nesta programação", explica a professora Juliane Odinino, coordenadora da Extensão da Coordenação de Pesquisa, Extensão e Responsabilidade Social da FMP. Juliane revela que essa programação consta no quadro de ações do Dia Mundial do Meio Ambiente da ONU, uma campanha que mapeia as ações globais com certificação da ONU Meio Ambiente.

A associação Pró-Crep, que faz um trabalho precioso de reciclagem na Pinheira, também aproveitou a data para realizar uma série de atividades com a denominação Vivências Experienciais. O "Turismo Experiencial" foi o assunto debatido nesta quinta-feira (6). Nesta sexta (7), a agenda inclui Formação de Professores da Rede Municipal de Palhoça e uma Roda de Conversa, que será realizada no Rancho dos Pescadores, na Praia de Cima. No sábado (8) pela manhã, está programada uma vivência experiencial com Vilmar Godinho, na caverna do Vale da Utopia, e também Laboterapia e Inclusão Social, na casa de recuperação de dependentes químicos Caminho do Peregrino. As atividades terão a participação de professores e estudantes do curso de Licenciatura em Ciências; Gestão Imobiliária; Licenciatura em Educação do Campo; Seção de Políticas Afirmativas, Assuntos Estudantis e Comunitários; Especialização em Alternativas para uma Nova Educação; diretoria do Instituto Federal do Rio Grande do Norte; e a comunidade local.



Galeria de fotos: 6 fotos
Créditos: DIVULGAÇÃO DIVULGAÇÃO DIVULGAÇÃO DIVULGAÇÃO DIVULGAÇÃO DIVULGAÇÃO
Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • Banner-310x260.gif