Wando Cunha dá uma “repaginada” no Acre

Artista plástico coloriu de arte a cidade de Brasiléia

543222efd61829fc28f6dd7993daf35b.jpeg Foto: DIVULGAÇÃO

O artista plástico Wando Cunha acaba de voltar de uma missão cultural no Acre. Wando passou três meses colorindo ruas e instituições acreanas. Um dos destaques foi um mural de 320 metros que virou atração turística em uma das principais vias de acesso à cidade de Brasiléia.

Wando já havia morado durante quatro anos no Acre e viajou a convite da prefeita de Brasiléia, Fernanda Hassem. “Ao todo, foram praticamente 800 metros quadrados de pintura em vários pontos da cidade, retratando o cotidiano, a cultura acreana, a culinária, a fauna, a flora... Fiz uma repaginada de toda a cultura do Acre, e ficou bem legal, muito bacana”, comemora.

O artista fez a tela de cinco metros para um cinema (que a cidade não tinha) e fez até poltronas descoladas para o “cantinho da leitura” da escola Ruy Lino. Mas o grande destaque pode ser considerado o mural localizado na avenida Prefeito Rolando Moreira, uma das principais vias de acesso à cidade para turistas que chegam da vizinha Cobija, na Bolívia. “Esta é a rua principal que faz divisa com a Bolívia, então é rota de turistas. Quando veio a enchente, em 2012, ali tinha várias lojas, e a parte de trás, toda de madeira, o rio levou, ficou só a frente. Tinha portas e o local estava sendo usado por drogados, então eu pedi pra fechar e fiz o grafite. Virou ponto turístico. Com certeza daqui a pouco aparece em documentário, porque é uma rota bem importante”, diz.

No mural de 320 metros, que levou seis dias para ficar pronto, aparecem imagens de animais icônicos da fauna acreana, como a onça, o tucano e a arara, além de figuras ilustres e engajadas em movimentos sociais, como o sindicalista Wilson Pinheiro, assassinado em 1982, e o seringueiro Chico Mendes, assassinado em 1988.

O artista conta que sempre foi muito bem recebido no Acre e tem amizade com as principais lideranças políticas locais. “Vai ser muito difícil aqui em Palhoça eu estar grafitando uma parede e algum candidato me levar água para tomar ou um lanche. É um pessoal muito simples, muito humilde”, revela.

Wando recebeu convite para realizar trabalhos semelhantes em Caraguatatuba e Ilha Bela, em São Paulo.

 



Galeria de fotos: 4 fotos
Créditos: DIVULGAÇÃO DIVULGAÇÃO DIVULGAÇÃO DIVULGAÇÃO
Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • Banner-310x260.gif