Desníveis em bueiros no Aririú causam acidentes

Moradores pedem uma solução ao poder público

07cf24a91e6be0076ddcda06dd38b606.JPG Foto: NORBERTO MACHADO

Texto: Isonyane Iris

 

Quem anda de carro ou de moto pela avenida Bom Jesus de Nazaré, no Aririú, reclama da quantidade de buracos encontrados pelo asfalto, mas esse não é o único problema. Outra coisa que incomoda muitos motoristas, mesmo em uma rua pavimentada, são os desníveis da rua em relação aos bueiros, verdadeiros buracos que estão sendo motivo de alguns acidentes.

Em alguns locais, o bueiro chega a formar um degrau, e passar por cima pode ser muito perigoso, principalmente para motociclistas e ciclistas. A moradora Kátia Gárcia estava voltando do trabalho de moto quando se deparou com um desses buracos; tentou desviar, mas não conseguiu a tempo e caiu. A motociclista perdeu o controle da moto e acabou batendo em outro veículo que estava parado na fila. Um acidente que poderia ter sido ainda mais grave. “Eu passo por aqui todos os dias, imaginei que um dia esses buracos ainda seriam um problema. A rua fica muito mais alta do que os bueiros, com isso os motoristas desavisados, ou mesmo quem não conhece a região, acaba se deparando com essas crateras e se assustando. Eu tentei desviar, mas não consegui, já estava dentro do buraco. Foi quando a moto perdeu o controle e derrapou. Poderia ter sido muito pior”, acredita Kátia, que só sofreu ferimentos leves.

Na maioria dos casos, as bocas de lobo se transformaram em verdadeiras armadilhas. Se para os motociclistas o desnível pode provocar uma queda, para motoristas pode comprometer a suspensão do carro, por exemplo. Felipe Augusto da Silveira conta que já presenciou muitos acidentes por conta desses bueiros; entre eles, o do seu amigo, que acabou tendo uma fratura exposta. “Ele também estava de moto quando caiu dentro de um desses buracos. Como a sua velocidade estava alta, ele acabou perdendo o controle da moto e voando em direção ao meio-fio. Ele teve uma fratura exposta na perna direita e um prejuízo grande”, conta Felipe, lamentando a falta de providência do município.

Moradores do Aririú temem que algum acidente grave aconteça por conta dos inúmeros buracos que existem pela avenida. “Não conseguimos entender como a Prefeitura foi capaz de fazer o asfalto e deixar desse jeito. Será que eles não perceberam o risco que estavam causando para todos que transitam por aqui?”, questiona um grupo de moradores do bairro Aririú, ambos com medo de que algo pior venha a acontecer na região por falta de providências.

A Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) garante que faz correções quando se trata de situação grave, recupera as grelhas e tampas de boca de lobo. “Via de regra, a boca de lobo fica numa posição pouco abaixo do nível da pavimentação, justamente para facilitar o escoamento da água”, explica a secretaria, em nota. 



Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • Banner-310x260.gif