Doze dias de experiências gastronômicas

Festival Gastronômico em Pomerode iniciou nesta quarta-feira (4), apostando em combinações de tradição e modernidade

f16a61c92e7220b09afe8b746f42786e.jpg Foto: DANIEL ZIMMERMANN

“Os Sabores da Nova Cozinha Alemã” começaram a ser servidos nesta quarta-feira (4), em Pomerode. A data marcou o início do 14º Festival Gastronômico na cidade, que tem como objetivo unir os ingredientes e receitas herdados dos colonizadores a novos temperos e técnicas de preparo, agregando modernidade aos pratos tradicionais.

O tema “Os Sabores da Nova Cozinha Alemã” promete ser o principal atrativo da 14ª edição do festival e foi trabalhado desde o começo do ano através de capacitações promovidas pela Associação Visite Pomerode (Avip), em parceria com o Sebrae/SC, que são parte do projeto Pomerode Experience. Representantes dos restaurantes que estarão no Festival participaram de workshops com o chef Rodrigo Martins, renomado consultor gastronômico, que apresentou novas técnicas e temperos para a preparação dos pratos especiais relacionados com o tema. Ao todo, 18 pratos fazem parte do cardápio especial.

A presidente da Avip, Gicele Lanser Correa, ressalta o tema como principal atrativo do festival neste ano. “Nós procuramos dar uma repaginada nos pratos, através da capacitação com o chef Rodrigo Martins, que ensinou aos gastrônomos novas técnicas e apresentou novos temperos, dando um toque de modernidade a receitas antigas. Ao todo são 18 pratos feitos com as novas técnicas”, afirma a presidente.

Junto aos pratos, experimentando harmonizações, estarão disponíveis diversos tipos de chopes e cervejas especiais, das marcas Opa Bier e Schornstein, além de uma seleção de vinhos especiais da Decanter.

Além do cardápio especial, o Festival Gastronômico terá várias atrações. Apresentações musicais e de grupos folclóricos serão a animação do festival. Workshops e oficinas serão realizados em um espaço exclusivo, que serão ministrados por renomados chef’s da região e do país. Uma delas será a moradora de Palhoça Michele Crispim, vencedora da 4ª edição do MasterChef Brasil. Neste espaço, serão duas oficinas por dia, inclusive com algumas audiodescritivas.

A programação do espaço de workshops de gastronomia, nos três primeiros dias, é a seguinte: na noite de quarta-feira (4), teve a apresentação do professor Mauricio Astigarraga, da Uniasselvi e, na sequência, quem se apresentou foi a doceira Tânia Klotz, da Diva Bolachas. Já na quinta-feira (5), às 19h, a apresentação será novamente do professor Mauricio Astigarraga, da Uniasselvi, e às 21h, quem se apresenta é Tatiana Osório, da Arroz Urbano. Na sexta-feira (6), a programação é a mesma do dia anterior.

A principal atração do espaço, a Chef Michele Crispim, se apresenta no sábado (7), logo às 19h.

O festival é um evento destinado a toda a família, porque pensa, também, nas crianças, que terão um espaço dedicado somente a elas, o Espaço Kids da Calesita. Nele, a marca de brinquedos disponibilizará vários de seus produtos, para que as crianças se divirtam, enquanto os pais aproveitam as delícias do festival. O espaço terá o acompanhamento de monitores, garantindo a segurança das crianças.Outro destaque do Festival Gastronômico é a Feira de Artesanato, na qual os visitantes poderão encontrar produtos feitos em Pomerode, como lembranças, comidas artesanais e artigos de decoração. Algumas marcas famosas como Olho Embutidos e Defumados, Pomerode Alimentos e Nugali Chocolates terão espaços próprios para a apresentação e comercialização de seus produtos.

Com todas estas atrações, o 14º Festival Gastronômico de Pomerode promete ser um sucesso, segundo a organização. “A nossa expectativa é a melhor possível e esperamos conseguir receber o mesmo público do ano passado, que foram mais de 40 mil pessoas. Estão todos convidados a prestigiar o Festival, que, com certeza, está imperdível”, destaca Gicele. 



Galeria de fotos: 3 fotos
Créditos: DANIEL ZIMMERMANN DANIEL ZIMMERMANN DANIEL ZIMMERMANN
Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • d83a8831fba6952d386c6501dc64c0ab.jpg