3e1661f837ddbbe2cfeee8ea72ad9b2c.JPG Multicampeão de Bicicross ministra palestra para 270 crianças e adolescentes do Madri

f53109fdbce259b39801fb7647a3629b.jpg Equipe BMX Palhoça conquista 13 medalhas no Catarinense de Bicicross


Estudante quer participar de evento na Colômbia

Daiane Rozar, da FMP, teve artigo aprovado para publicação na Bienal Latinoamericana y Caribeña de Infancias y Juventudes, na Colômbia

b84e5c2136b10b1613bbd85bbf5dfa36.JPG Foto: NORBERTO MACHADO
Texto: Isonyane Iris
 
 
Formanda do curso de Pedagogia da Faculdade Municipal de Palhoça (FMP), Daiane Ioris Rozar teve seu artigo “A criança como sujeito de direito na organização dos espaços e tempos da Educação Infantil” aprovado para ser publicado em dois eventos internacionais. Um deles é a III Bienal Latinoamericana y Caribeña de Infancias y Juventudes, em Caldas, na Colômbia. Honrada pela conquista, Daiane luta para conseguir o investimento financeiro necessário para estar presente no evento, que acontece entre os dias 30 de julho e 3 de agosto, e ver de perto seu trabalho publicado.
 
Natural de Palhoça, Daiane sempre estudou em escola pública. Apaixonada pela área da educação, ela encontrou na FMP uma oportunidade de realizar o sonho de ingressar no Ensino Superior. Após realizar o processo seletivo, ela conquistou uma vaga para o tão sonhado curso de Pedagogia. Pela incompatibilidade de horários, precisou sair da empresa onde trabalhava. “Foram dias difíceis, depender de uma renda instável traz muitas preocupações. Mas, todos os desafios fizeram com que me dedicasse ainda mais ao curso, para que todo esforço valesse a pena”, conta Daiane.
 
Sobre o artigo, a formanda explica que foi elaborado a partir do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O tema escolhido foi pensado em algo que contribuísse na discussão acerca da valorização da infância. “Encontrei em uma de minhas professoras, uma grande força nessa luta pelo reconhecimento da criança como sujeito de direitos. A professora Gisele Gonçalves me apoiou nesse tema e juntas fomos construindo uma pesquisa intitulada ‘A criança como sujeito de direitos na organização dos espaços e tempos da Educação Infantil’”, relembra a universitária.
 
Professora no curso de Pedagogia na Faculdade Municipal de Palhoça, Ivanir Maciel destaca que o trabalho de Daiane traz um diferencial sobre a infância, em especial aos bebês. O objetivo principal do trabalho teria sido a investigação da organização dos espaços e tempos em uma instituição de Educação Infantil, se esses estariam contemplando os direitos das crianças.
 
Para ilustrar, a professora ainda teria feito uma reflexão sobre a padronização da rotina em atividades desenvolvidas diariamente nas creches. “Sabemos que o sono é uma necessidade humana, porém, cada um tem um ritmo. Portanto, respeitar o bebê significa adaptar os horários da creche para atender as necessidades individuais, entendendo o sono como um momento de descanso. O que vem acontecendo em muitas creches é a ritualização da rotina onde todas as crianças têm que dormir no mesmo horário”, exemplifica a coordenadora.
 
Com o trabalho em desenvolvimento e já com a pesquisa de campo realizada, a professora Gisele incentivou Daiane a enviar um resumo do trabalho em dois eventos internacionais: o IV Luso Brasileiro em Estudos da Criança, que acontece em agosto, em Goiânia, e a III Bienal Latino-americana e Caribenha de Infâncias e Juventudes, na Colômbia. “A surpresa foi grande quando recebi a resposta das organizações dos eventos. Meu trabalho foi aprovado nos dois. Esse reconhecimento é, sem dúvida, uma grande realização pessoal e profissional”, afirma Daiane, emocionada, destacando ainda que ter seus trabalhos em eventos internacionais na luta pelos direitos das crianças é muito mais do que ela poderia sonhar para iniciar a carreira na educação.
 
Gisele Gonçalves, professora do curso de Pedagogia e pesquisadora da área dos estudos sociais da infância e dos direitos das crianças, foi uma das principais incentivadoras para que a acadêmica alcançasse a aprovação de um trabalho científico em evento internacional de grande renome. “Por isso estamos nos esforçando para que a Daiane consiga apoiadores e recursos necessários para viajar para a Colômbia”, explica.
 
Sobre a acadêmica, os elogios são muitos. “Sempre estudiosa, crítica e atenta às discussões das aulas, o resultado não poderia ser diferente. Hoje, Daiane obteve excelência acadêmica e é a primeira estudante do curso de Pedagogia da FMP a conquistar este lugar para apresentar seu trabalho em evento internacional. É de extrema relevância científica e social, especialmente para o município de Palhoça, o qual terá uma excelente representação junto a pesquisadores renomados da América Latina”, afirma a professora Gisele.
 
A III Bienal Latino-americana e Caribenha de Infâncias e Juventudes é um evento de referência e de alto prestígio na área da educação. Como os custos com viagem, hospedagem e alimentação são de responsabilidade de cada participante, Daiane tem tentando conseguir apoio financeiro para estar na Colômbia até final do mês. “Quero muito participar da III Bienal na Colômbia e poder representar nossa Faculdade Municipal de Palhoça internacionalmente, e principalmente contribuir nessa discussão tão importante para ressignificar o entendimento acerca de criança e da infância e as reconhecer como sujeitos sociais e de diretos”, destaca a acadêmica.
 
Com o TCC aprovado, Daiane é só alegria. “Tenho muito orgulho de todo o caminho percorrido até aqui. Vou sair da FMP transformada. Foi maravilhoso apresentar o TCC com meus amigos, incentivadores e familiares junto, a torcida era grande e eu me senti acolhida por todos. Agora meu único desejo é conseguir os recursos para ir até a III Bienal na Colômbia”, sonha a formanda.
 
O valor que Daiane precisa para ir até a III Bienal na Colômbia, com passagem aérea, hospedagem e alimentação, está próximo dos R$ 5 mil. Aos que queiram contribuir de alguma forma, Daiane deixa o e-mail para contato: daiane.rozar@aluno.fmpsc.edu.br.


Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • d83a8831fba6952d386c6501dc64c0ab.jpg

Destaques

  • Nenhuma matéria relacionada.