FMP recebe apresentações de música e teatro

Musical "Os Saltimbancos" será apresentado no sábado (6), e no domingo (7) tem Encontro de Corais

0fa081e45bd81b9208673ef8e528d365.JPG Foto: NORBERTO MACHADO

Atualizada em 6/07, às 9h30

 

A Faculdade Municipal de Palhoça (FMP) programou dois eventos culturais para este final de semana, com atrações para crianças e adultos. No sábado (6), às 16h, tem a realização do espetáculo “Os Saltimbancos”, e no domingo (7), também às 16h, acontece o Primeiro Encontro de Corais da FMP. A entrada é gratuita para os dois eventos, que serão realizados no auditório da FMP, com capacidade para 300 espectadores.

O musical “Os Saltimbancos” é uma adaptação da peça que Chico Buarque eternizou no Brasil (o original, em italiano, já era adaptação de uma obra dos famosos irmãos alemães Grimm). Trata-se de uma alegoria política, que conta a história da amizade entre quatro animais – um jumento, uma gata, um cachorro e uma galinha – que aparentemente nunca poderiam se entender. Os animais fogem de seus patrões e buscam um caminho de harmonia através da música. Um caminho de liberdade e felicidade, rumo a um futuro melhor, em que o amor, o respeito e a amizade são os lemas de suas vidas.

Não é a primeira vez que a turma da maturidade apresenta “Os Saltimbancos” - a estreia foi em 2016. A novidade, neste ano, é a parceria com as Crianças Cantantes, grupo de canto criado este ano que conta com a participação de 20 crianças da comunidade e do projeto da Brinquedoteca. As mães dessas crianças também participam da peça. Elas serão as “contadoras” da história, substituindo a figura de um narrador oficial. “Acaba tendo mais solos, que a gente não tinha, e as crianças fazem também uma coreografia. A maior novidade mesmo é unir essas crianças da comunidade e da Brinquedoteca, com o pessoal da maturidade e do coral. Então, a gente acabou unindo aí quatro projetos que a faculdade é mantenedora”, explica a professora Najla Santos, referindo-se aos projetos da Brinquedoteca, Canto e Música da Maturidade, Coral da FMP e as Crianças Cantantes.

O espetáculo dura no máximo uma hora e vai contar com cerca de 60 pessoas atuando no palco. “O musical é o mesmo, o roteiro é o mesmo, a história é a mesma, o que muda são as pessoas, a energia. É uma versão adaptada, para que todos possam participar”, diz Najla, que dirige o espetáculo.


Encontro de Corais 

O segundo evento está agendado para o domingo (7), também às 16h, novamente no auditório da faculdade. É o Primeiro Encontro de Corais FMP, com produção do Coral da Faculdade Municipal de Palhoça.

Em suas apresentações, sempre gratuitas, o coral tem como objetivo integrar a comunidade acadêmica ao público externo, promovendo o desenvolvimento de habilidades vocais e musicais, além de ampliar o conhecimento de repertório. O coral representa a FMP em diferentes eventos, dentro e fora da universidade, como o Natal Mágico de Palhoça e a Festa do Morango de Taquaras, além de outras apresentações.

O Coral da FMP vai estrear um repertório novo, apresentando clássicos da música popular brasileira, como “Romaria”, “Carinhoso”, “Tiro ao Álvaro” e “Quando Te Vi”. Outros nove corais da região da Grande Florianópolis e até de Alfredo Wagner vão participar do encontro, que espera receber cerca de 200 coralistas. Cada coral vai interpretar quatro músicas, e a apresentação deve ter, no máximo, duas horas de duração, no total.



Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • Banner-310x260.gif