Guarda de todas as ondas

Praia mais prestigiada do Sul de Palhoça vai receber campeonatos de surfe tradicional e surfe de peito neste final de semana

585b99cab01e1b287e52fade908bf7de.jpeg Foto: DIVULGAÇÃO

As ondas da Guarda do Embaú vão receber competidores de duas modalidades distintas a partir deste final de semana. Começa neste sábado (21) a janela de espera para dois eventos que fazem parte das festividades de aniversário dos 124 de emancipação política de Palhoça: uma etapa do Mundial de Bodysurf (uma versão profissional do popular "jacaré") e a segunda etapa do circuito "Surf Talentos".

Atletas da jovem geração de surfistas da Guarda, como Otávio Henrique, Swell Henrique, Rafaela Coelho e Lanai Henrique estão confirmados no Surf Talentos, um campeonato pró-júnior de surfe amador, agendado para sábado (21) e domingo (22). As baterias começam às 9h.

A largada da terceira temporada do circuito aconteceu na Prainha, em São Francisco do Sul, e agora as atenções estão voltadas ao grande palco da Guarda do Embaú, única Reserva Mundial de Surfe do Brasil.

A Guarda é um dos picos mais celebrados do surfe na costa catarinense. Além de tudo, a praia é considerada um lugar muito bem preservado por surfistas da nova geração e veteranos que fizeram história no surfe. O point também conta com uma manutenção de ONGs ecológicas e com apoio total da comunidade local (que se preocupa com o meio ambiente). Sem contar que a região possui uma natureza exuberante, irrigada pelo valioso Rio da Madre. Por isso, os atletas gostam muito de competir ali. Tanto que o campeonato ultrapassou a marca de 100 inscritos!

A segunda etapa do circuito Surf Talentos vai começar a mexer com as posições no ranking. As ondas da Guarda quebram com boa qualidade, tem boas esquerdas, também direitas que abrem para a saída do canal do Rio da Madre, por isso quem se der bem nessa etapa, obtendo um bom resultado, vai abrir uma vantagem no ranking. Portanto, as previsões são de uma disputa bem acirrada entre os atletas da nova geração do surfe catarinense e nacional.
O evento promete repetir a excelente premiação que vem distribuindo nas etapas _ chega a quase R$ 20 mil, entre as oito categorias em disputa. Por esse motivo, surfistas de várias partes do Brasil vêm competir em Santa Catarina, e isso mostra o potencial dos eventos que são homologados pela Federação Catarinense de Surf (Fecasurf).

Além da competição, serão realizadas ações de cunho socioambiental durante os eventos, em parceria com a Reserva Mundial de Surfe, que estará com uma tenda na praia. A Associação Pró-Crep, da Pinheira, vai estar presente com seu estande e recolherá o lixo descartado durante o evento. A Escolinha da Guarda também está inserida nos trabalhos, com a inclusão dos alunos em ações na praia. Além disso, a empresa patrocinadora estará colaborando com as atividades com a campanha "Keep the Ocean Blue".

 

Jacaré em alto estilo 

Quem nunca brincou de pegar jacaré em uma onda qualquer, em um verão qualquer? A brincadeira virou competição séria e a Guarda do Embaú vai poder conhecer melhor a modalidade do bodysurf com a realização do Guarda Pro World Bodysurfing, uma competição internacional de surfe de peito que tem previsão de realização entre os dias 21 e 29 de abril. O evento foi criado para abranger esporte, sustentabilidade, entretenimento e diversas outras atividades.

A competição terá 36 atletas, divididos em seis categorias: Bodysurf Pro Masculino, Bodysurf Open Masculino, Bodysurf Master (acima de 50 anos, misto), Bodysurf Feminino, Handsurf Open Masculino e Handsurf Feminino. Nas duas modalidades, o competidor surfa as ondas diretamente com o corpo, com a ajuda, apenas, de uma nadadeira (o popular "pé de pato"); a diferença é que no handsurf os atletas também utilizam uma pequena prancha de mão, o que facilita para deslizar na onda e fazer manobras.

Confirmaram a inscrição atletas do exterior, como Estados Unidos e Argentina, e bodysurfers de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro. "Dos dez melhores atletas do Brasil, sete vão estar participando. Então, vai ter um nível técnico bem legal, apesar de não ter um número tão grande de atletas", comemora José Virgílio Junior (Secco), presidente da Fundação Municipal de Esporte e Cultura, uma das entidades apoiadoras do evento.

Além das baterias competitivas, o Guarda Pro ainda vai oferecer um atrativo a mais aos espectadores: uma "expression session" exclusiva para guarda-vidas. "Um dos nossos treinamentos para o guarda-vidas é o surfe de peito, e é um dos melhores. É um treino muito dinâmico, que faz com que o guarda-vidas tenha percepção de tamanho de onda, onde ela vai quebrar, onde é melhor para entrar, onde é melhor para sair. Então, é um treino extremamente íntimo à nossa atividade de salvamento", observa o guarda-vidas do Corpo de Bombeiros Militar de Palhoça Jeferson da Silva.

Jeferson vai cair na água para a "expression session". Pegar onda sem a prancha é uma atividade comum para eles, mas competir é uma novidade para a turma que tem a missão de cuidar dos banhistas (inclusive neste final de semana, em que eles estarão garantindo a segurança do evento). E competir no quintal de casa pode trazer vantagens. "Aqui é altas ondas para qualquer coisa. Tem ondas que são até melhores para jacaré. Eu gosto da onda um pouco mais cavada, mais rápida, que o cara toma um sacodezão", brinca Jeferson.

O Guarda Pro vai contar com estrutura de som, iluminação e até marcação de pontuação eletrônica. A ideia é fazer com que se transforme em uma competição permanente no calendário anual de eventos na Guarda do Embaú.

 


Guarda Pro World Bodysurfing

Categorias

Bodysurf Pro masculino
Bodysurf Open Masculino
Bodysurf Master (acima de 50 anos-misto)
Bodysurf Feminino
Hansurf Open Masculino
Handsurf Feminino
Bodysurf Guarda Vidas (bateria única em formato "expression session")

Formato de disputa: baterias eliminatórias de 20 minutos, com quatro atletas + repescagem

Premiação: troféu Kpaloa Tritão e troféu Kpaloa Sereia para os vencedores + premiações coletivas por categoria



Galeria de fotos: 2 fotos
Créditos: DIVULGAÇÃO DIVULGAÇÃO
Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • d83a8831fba6952d386c6501dc64c0ab.jpg

Destaques

  • Nenhuma matéria relacionada.