Palavra Palhocense - Horta-comunitaria-envolve-funcionarios-no-viacatarina

Horta comunitária envolve funcionários no ViaCatarina

Iniciativa ecológica produz temperos, hortaliças e frutas e atrai clientes

a5775cf3ca105af5549fd73a57e3703c.JPG Foto: DIVULGAÇÃO

O que era apenas um espaço vazio, sem vida e sem cor no estacionamento do Shopping ViaCatarina ganhou um colorido especial ao ser transformado em uma inspiradora horta orgânica. Com o lema “Plantar para colher”, a horta foi inspirada por um funcionário que logo contagiou os outros colegas e clientes que diariamente dedicam-se a cuidar do espaço.

Moisés Antenor Dionísio é gerente operacional do Shopping e relembra que tudo começou quando foi ao supermercado e reparou no preço de um pé de alface. “Naquele momento eu questionei o valor e então resolvi começar a plantar. Logo eu percebi o espaço que estava vago no estacionamento do shopping e então pensei que seria um bom lugar para uma horta comunitária”, relembra.

Diante de um piso completamente concretado, Dionísio começou a pensar em como poderia plantar sem ser no chão, foi então que surgiu a ideia de usar a metade de alguns vasilhames como sustentação. “Eu cortei as bombonas no meio, coloquei terra adubada e comecei a plantar. Logo percebi que tinha dado certo. A alface cresceu, a cebolinha, a salsinha, então começamos a expandir para outros tipos de hortaliças”, conta.

Sobre os cuidados diários que a horta precisa, existe um empenho de todos os funcionários que diariamente se revezam nos trabalhos. “Nem é preciso pedir ou mesmo fazer uma escala. Todo mundo diariamente já sabe o que é preciso fazer, e faz. Isso prova ainda mais que o nosso objetivo está sendo alcançado, afinal a ideia é que a nossa horta sirva a todos. Por isso todos podem levar um temperinho, uma erva, ou mesmo uma fruta para sua casa e isso é o que mais nos motiva”, conta Dionísio.

Manjericão, hortelã, coentro, morango, jabuticaba e maracujá, essas são apenas algumas das variedades encontradas na horta comunitária do Shopping ViaCatarina. “Quando eu vi a primeira vez achei estranho e fui ver de perto. Foi então que me deparei com uma variedade incrível de temperos, hortaliças e até frutas. Achei a ideia incrível e torço para que cresça ainda mais”, elogia a cliente Mara Lúcia de Brito.

A iniciativa cativou todos, desde funcionário até os clientes que começaram a se interessar pelo projeto do shopping e logo resolveram contribuir com mudas novas para a horta. “Temos uma cliente que é bióloga que adorou nossa ideia e resolveu nos ajudar com mais mudinhas. Assim os colegas funcionários também têm abraçado a ideia e com isso temos visto um empenho grande de todos pela nossa horta. Me sinto realizado”, agradece Dionísio.

O superintendente, Jânio Bezerra, destaca que atualmente todas as empresas precisam estar conectadas com a sustentabilidade, assim o shopping também estaria sempre preocupado com ações que gerem bons frutos. “Hoje nós já temos a captação da água da chuva, sobre a energia nós migramos para o mercado livre na busca de mais economia, fizemos uma parceria com a Associação Empresarial de Palhoça (Acip) para termos também um posto de descarte para lixo eletrônico aqui, ou seja, a Horta Comunitária veio apenas para reforçar nossas ações”, destaca Jânio, que afirma sentir-se muito feliz com a inciativa dos funcionários. 

Para o futuro, a ideia é que a horta comunitária abasteça uma feira orgânica também no estacionamento para que clientes e amigos possam comprar produtos 100% orgânicos e ainda abrir oportunidades para que outros produtores demonstrem seus produtos. 



Galeria de fotos: 4 fotos
Créditos: DIVULGAÇÃO DIVULGAÇÃO DIVULGAÇÃO DIVULGAÇÃO
Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • d83a8831fba6952d386c6501dc64c0ab.jpg