MPF divulga mapa com comunidades indígenas

Plataforma interativa tem informações sobre reservas demarcadas ou em processo de demarcação

d13fdf288eb798641053b50e4ff19c58.jpg Foto: REPRODUÇÃO/INTERNET

A Procuradoria da República em Chapecó disponibilizou o acesso a uma plataforma interativa georeferenciada com informações sobre todas as reservas e terras indígenas demarcadas ou em processo de demarcação, localizadas em Santa Catarina.

O mapa traz informações atualizadas que podem ser utilizadas para diversos fins, principalmente nas pesquisas escolares comuns nesta Semana do Índio. A ferramenta foi desenvolvida na mesma plataforma do Mapa Interativo das Comunidades Quilombolas, criado pela Procuradoria da República em Mato Grosso do Sul, e teve o apoio técnico daquela unidade do Ministério Público Federal (MPF).

O objetivo do mapa é dar acesso a toda sociedade, pela internet e em uma plataforma interativa de fácil operação, a informações sobre todas terras e reservas indígenas do estado, contendo dados sobre etnia, município, área, fase do processo de demarcação/aquisição, população, entre outros. Novos dados e informações poderão ser adicionados para cada área. Nessa primeira versão foram utilizados dados geográficos constantes do repositório da Fundação Nacional do Índio (Funai).

O MPF entende que o mapa contribuirá para um melhor entendimento sobre quem são os grupos indígenas de Santa Catarina e qual a situação atual de cada uma das áreas por eles ocupadas, servindo também como fonte de pesquisa para atividades tanto de estudantes indígenas quanto de não indígenas, auxiliando ainda no combate ao preconceito em relação aos povos indígenas do estado.

Clique e acesse o mapa interativo!



Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • Banner-310x260.gif