Mutirão contra o câncer de pele

Será neste sábado (7), na Policlínica Municipal. Tem suspeita? Compareça e mostre aos especialistas

e0b1289c0f333ae4272130c3f8c67992.jpg Foto: REPRODUÇÃO/INTERNET

Neste sábado (7), a Prefeitura vai realizar um mutirão de avaliações médicas em lesões e manchas suspeitas de câncer de pele. A ação ocorre em alusão à Campanha Nacional Dezembro Laranja, organizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, que visa estimular a prevenção e o diagnóstico precoce de carcinomas ou melanomas. Na Policlínica Municipal, que funciona em parceria com o curso de Medicina a Unisul, médicos dermatologistas, acadêmicos e outros colaboradores estimam atender, de forma voluntária, 250 pessoas entre as 9h e as 15h.

O mutirão de procedimentos diagnósticos e terapêuticos é destinado a qualquer pessoa que possui lesão suspeita de câncer na pele - outras dermatoses não serão atendidas nesta campanha. As senhas serão distribuídas por ordem de chegada. 

O secretário municipal de Saúde, Rosiney Horácio, lembra da importância da prevenção. “Além de contribuir com os índices de cura e a diminuição das taxas de mortalidade, o investimento na prevenção pode reduzir significativamente os custos com tratamentos”, acrescenta.

Na campanha de 2018, foram realizados 240 atendimentos, 53 procedimentos, entre criocirurgias, pequenas cirurgias e biópsia. Além disso, 40 procedimentos de pele foram agendados a partir do mutirão e casos foram encaminhados para tratamento. Dos atendimentos realizados no ano passado, 38 casos de câncer de pele foram diagnosticados, incluindo cinco melanomas, caracterizado como o tipo mais grave de câncer de pele devido ao grande potencial de metástase.



Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • Banner-310x260.gif