Mutirão marca Dezembro Laranja

Ação para estimular a prevenção e o diagnóstico precoce de carcinomas ou melanomas será neste sábado (1)

760371ce1b77c7a60644339cc0a919bb.jpg Foto: DIVULGAÇÃO

Neste sábado (1), a Prefeitura vai realizar um mutirão de avaliações médicas em lesões e manchas suspeitas de câncer de pele em alusão à Campanha Nacional Dezembro Laranja, que visa estimular a prevenção e o diagnóstico precoce de carcinomas ou melanomas. Dermatologistas da Policlínica Municipal de Referência, que também funciona como clínica-escola para o curso de Medicina da Unisul, estimam atender uma média de 250 pessoas, entre as 9h e as 15h.

O mutirão é destinado a qualquer pessoa que possui lesão suspeita na pele. As senhas serão distribuídas no período matutino, por ordem de chegada. “Além de contribuir com os índices de cura e a diminuição das taxas de mortalidade, o investimento na prevenção pode reduzir significativamente os custos com tratamentos”, reflete o prefeito Camilo Martins (PSD).

 

Dezembro Laranja

Em 2014, a Sociedade Brasileira de Dermatologia deu início ao movimento de combate ao câncer da pele batizado Dezembro Laranja para conscientizar a população quanto à importância de se prevenir e buscar tratamento imediato quando necessário. Para se prevenir, além da aplicação do filtro solar, é recomendável usar chapéus, óculos escuros e roupas que cubram boa parte do corpo, assim como evitar atividades ao ar livre entre 10h e 16h.

A maioria das pessoas tem pintas e quase todas são inofensivas. Para auxiliar na identificação de sinais perigosos, dermatologistas desenvolveram uma metodologia chamada ABCDE. Procure um médico se uma pinta ou mancha apresentar assimetria, bordas irregulares, cor desigual, diâmetro maior do que cinco milímetros ou evolução (que muda de tamanho, forma, cor, aparência ou começa a coçar ou sangrar).



Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • Banner-310x260.gif