Nossas manchetes transformadas em arte

Exposição do projeto Fazendo Arte, do CEI Voo Livre, fez parte do Seminário de Educação Infantil de Palhoça

8aabe0b694aa2071f671b716c15423b3.jpeg Foto: Palhocense

A Secretaria Municipal de Educação participou da Semana Nacional de Educação Infantil, com calendário de atividades preenchendo a semana entre 20 e 24 de agosto. A programação teve por objetivo comemorar o Dia da Educação Infantil, celebrado em 25 de agosto. Em Palhoça, destaque para o III Seminário de Educação Infantil, com abertura na noite de quarta-feira (21), no auditório da Faculdade Municipal de Palhoça (FMP). O Palavra Palhocense fez parte de uma das atividades, o que muito nos orgulhou.
Capas de edições do jornal foram utilizadas por crianças do GT III A do Centro de Educação Infantil (CEI) Voo Livre, do Bela Vista. Sob a orientação das professoras Ana Paula Frutuoso, Heluise Marion de Abreu, Luana Alberton e Simone Pereira, as crianças fizeram de nossas manchetes um relicário de obras de arte independentes. A professora Heluise explica que o projeto Fazendo Arte envolve todas as linguagens. “Iniciamos com a arte rupestre, na qual nossas crianças pintaram em pedras e paredes; pintaram com giz branco e carvão; construímos uma caverna e até comeram frango com a mão”, relembra a professora.
O Fazendo Arte foi divulgado nas páginas do Palhocense em abril, e como forma de agradecimento, a última linguagem a ser trabalhada no projeto, desenho e fotografia, teve o jornal como “pano de fundo”. “Uma das atividades que realizaríamos seria desenho pintado pelas crianças e montagem de cenas das crianças em que cada um fazia uma pose para a paisagem a ser montada no jornal após matérias lidas. Uma forma também de reutilizar o jornal como atividade pedagógica”, reflete a professora. 
Individualmente, cada criança pintou seu desenho. “Montamos com elas sua paisagem, suas fotos e os desenhos, e ganhamos de um pai de uma criança as molduras para colocarmos em um quadro e levar para o Seminário de Educação, na exposição de trabalhos do nosso CEI. Produzimos um quadro para o jornal com fotos das crianças como forma de agradecimento pela colaboração, por usarmos o jornal Palhocense”, conclui a professora.
A exposição do projeto do CEI Voo Livre foi uma entre muitas atividades valorosas da Semana da Educação Infantil, que é celebrada em Palhoça desde 2017. O evento é idealizado e organizado pela Secretaria de Educação, por meio do Setor de Educação Infantil. “São três noites dedicadas a palestras, com temas voltados à  infância. Reflexões e diálogos com professores renomados da área oportunizaram, aos que assistiram, formação profissional, análise das práticas docentes, empoderamento motivacional e a melhoria da qualidade no atendimento às crianças”, relata a coordenadora municipal de Educação Infantil, Suzana de Souza.
As inscrições do seminário abriram e em menos de 24 horas 400 vagas foram preenchidas, o que revela um movimento de interesse dos profissionais pela busca de novos conhecimentos. O tema principal das noites foi “Desmistificando ‘NÓS’ na Educação Infantil”. “Um olhar para as práticas docentes com e para as crianças”, diz Suzana.
O seminário contou com a participação de importantes autoridades no assunto, como Andréia do Carmo (PMF), Odimar Lorenset (Udesc), Juliane Odinino (FMP), Gilka Giradello (UFSC), Fernanda Gonçalves (FMP), Kátia Agostinho (UFSC) e Saskya Bodenmüller (UFSC).
A Semana da Educação Infantil encerrou no sábado (24), com todas as instituições municipais de Educação Infantil e instituições parceiras nas praças da cidade, em um projeto chamado “Família na Praça”. Ao todo, 10 praças receberam atividades voltadas para a família e a comunidade. A programação girou em torno de atividades artísticas e apresentações culturais, como teatro, dança, contação de histórias, jogos, gincanas, além de muitas brincadeiras que facilitam a interação entre as crianças e familiares.
Para a secretária de Educação, Shirley Nobre Scharf, a terceira edição da Semana da Educação Infantil foi “um verdadeiro sucesso, porque a rede abraçou a causa, existe motivação na equipe”. “Nossa meta é cada vez mais qualificar o professor, porque entendemos que isso reflete no nível da educação”, declara a secretária.

 



Galeria de fotos: 3 fotos
Créditos: Palhocense Palhocense Palhocense
Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • Banner-310x260.gif