Nova geração do surfe manda bem nas ondas e na atitude

Sede da segunda etapa do Surf Talentos 2018, Guarda mostra porque está entre as dez reservas mundiais de surfe

1087f6d1caf71fca32587df2f576c538.jpg Foto: Do vale

A Guarda bombou com 128 atletas inscritos de várias cidades catarinenses e oito estados do Brasil no último final de semana, na 2ª etapa do Surf Talentos 2018, campeonato pró-junior de surfe amador.   Matheus Sena (RN), Andressa Carvalho (PR) e Ana Luiza Romão (São Francisco do Sul/SC) foram os nomes que melhor aproveitaram as ondas e o vento terral de norte a nordeste, e subiram nos pódios das principais categorias do circuito. Em sua terceira edição, o campeonato, homologado pela  Federação Catarinense de Surf (Fecasurf), entrou na programação das festividades de aniversário do município. 
Swell Henrique, Lanai Henrique e Maria Amélia Autuori, pratas da casa, também entraram na briga com bom desempenho em suas categorias. Distribuídos em oito categorias, conforme a idade, a molecada deu show nas manobras para os expectadores da areia. No domingo, alguns nomes fortes da atualidade não encontraram a "Onda da Virada", e algumas eliminações de peso ocorreram nas semifinais, como Luiz Mendes (Barra do Sul/SC) e Artur Romão (São Francisco do Sul/SC), deixando as finais sem favoritismo. Sobre as condições do mar e a disputa, o organizador do circuito, Fred Leite, relata: "As ondas de sábado estavam melhores, com pouco vento, meio metrão, mais manobrável. A bancada na Guarda do Embaú está muito boa, é uma bancada rasa, com boas ondas para manobrar, e a molecada desempenhou muito bem. No domingo deu uma baixada, mas com condição também. Foi um show de surfe, nós tínhamos os melhores surfistas do Brasil ali".
Entre as principais praias por onde o circuito passa, a Guarda sempre sedia uma das quatro etapas. "A Guarda é escolhida a dedo. A nossa Reserva Mundial de Surf é um lugar que é muito bom e gostoso de fazer evento, com uma natureza exuberante.", diz Fred. Como incentivo, a premiação da etapa somou R$ 15 mil em dinheiro, mais pranchas, roupa neoprene, óculos de sol, kits de camisetas e troféus para os 32 finalistas. Vale destacar que este ano o campeão do circuito da categoria Junior leva a premiação inédita: uma passagem para Mentawaii/Indonésia, com 12 dias de hospedagem a bordo do barco da empresa Sibon Charters. A terceira etapa do campeonato acontece em agosto, em Balneário Camboriú. 

Vibe ecológica
Não é difícil descobrir o motivo pelo qual a organização internacional Save the Waves Coalition conferiu à Guarda, em 2016, o título de Reserva Mundial de Surfe (única do Brasil), entre as dez pontuadas no planeta. A preservação deste criadouro de surfistas tem forte apoio de ONGs e dos patrocinadores de campeonatos, bem como da comunidade local, que realiza atividades socioambientais, cuidando para sempre incluir a participação das crianças e adolescentes. Uma parceria entre a Reserva Mundial de Surfe, a associação Pró-Crep, da Pinheira, a Escolinha da Guarda e a campanha "Keep the Ocean Blue", de uma das patrocinadoras do Surf Talentos, reuniu neste final de semana 30 adultos e 28 crianças para limpeza de um quilômetro da praia. Foram recolhidos e separados 23 quilos de resíduos sólidos entre garrafas de água, canudos, tampinhas e bitucas de cigarro. 
Um quiz de perguntas, com premiação de camisetas exclusivas de pet, e gincana consciente foram outras atividades que envolveram as crianças. Antes do evento, alguns organizadores e atletas foram à sala de aula dialogar e apresentar o projeto e, na segunda-feira depois do evento, a atividade foi finalizada também na escola com elaboração de desenhos pelas crianças e apresentação dos resultados do trabalho de coleta realizado na praia. "É um desafio fazer o evento, mas no fim dá tudo certo, foi muito bom. Eu agradeço o pessoal da Prefeitura que deu uma força grande, da Reserva e da Associação de Surf da Guarda e todo o conjunto de pessoas que facilitou um trabalho que é árduo, mas também muito prazeroso.", completa Fred. 



Galeria de fotos: 6 fotos
Créditos: Do vale Do vale Do vale Do vale Do vale Do vale
Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • d83a8831fba6952d386c6501dc64c0ab.jpg