Núcleo da ACIP realiza 1º Encontro Estadual de Inovação da Facisc

Os integrantes do Núcleo de Inovação da Associação Empresarial de Palhoça (ACIP), recebeu na última sexta-feira (27) 54 empresários para o 1º Encontro dos Núcleos de Inovação da Facisc

f09dd66fea3a3e8c415b618c5d59ea30.jpg Foto: DIVULGAÇÃO

Os integrantes do Núcleo de Inovação da Associação Empresarial de Palhoça (ACIP), recebeu na última sexta-feira (27) 54 empresários para o 1º Encontro dos Núcleos de Inovação da Facisc. O evento fez parte da Semana dos Núcleos Empresariais da Facisc, com o objetivo de trabalhar a questão dos núcleos de Inovação do estado, gerar integração e vivência de grupo e criar networking. Além de Palhoça, estavam presentes as associações empresariais de Joinville, Blumenau, Jaraguá do Sul, Rio do Sul e Taió.

O evento foi todo pensado de forma a criar interação entre os participantes, com jogos e atividades em conjunto. Na parte da manhã, divididos em grupos, os participantes percorreram um circuito de empresas na Pedra Branca para conhecer iniciativas de inovação locais. Eles visitaram o Grupo Pedra Branca, Impact Hub Continente e membros, iLAB, Unisul, Welle Lase Tecnologia, Inaitec, Due Laser, Smart Walk, Opens e Opens Space. O coordenador do NIP de Palhoça, Alessandro Assmann, conta que “as empresas foram escolhidas por terem alguma iniciativa de inovação, mas também considerando a facilidade do pessoal se locomover, já que queríamos visitar todas e as visitas eram curtas”. 

Na parte da tarde várias dinâmicas de grupo e jogos estavam entre as atividades. Um jogo interativo em duplas foi feito utilizando uma plataforma de quiz, com perguntas sobre o planejamento dos grupos. As duplas tinham que adivinhar a que cidade pertencia cada ação que era apresentada em um televisor. O quiz foi realizado pelo programa Kahoot, jogado em rede através de um aplicativo que todos baixaram no celular. “Foi uma maneira não maçante que encontramos para que todos ficassem conhecendo os planejamentos de todos”, conta Edna Paula Pereira, da equipe de organização.

A última atividade era um parque de ideias. Os participantes foram divididos em grupos com quatro membros, que pensavam em uma atividade que pudesse ser trabalhada em nível estadual, descrevendo: O quê? (meta), relevância e Conexão com Inovação. Ao final do trabalho, foi criado um comitê com os participantes do evento que vão seguir com os projetos escolhidos. Os projetos votados para serem aplicados em termos estaduais foram: Criação do Núcleo Catarinense de Inovação, Criação do Prêmio Inova SC, Missão Internacional e Agosto Laranja. 

O Núcleo de Tecnologia de Palhoça também promove anualmente o Insight, um encontro que já vai para a 3ª edição este ano. Alessandro diz que o objetivo sempre é gerar “proximidade e facilidade. Aqui em duas horas e meia, já gerou integração, trocaram cartões, fizeram contatos pra gerar negócio e gerar projetos”. Sobre o Insight ele relata: “Geralmente trazemos um speaker, procuramos trazer alguém de peso. Aí gera dinâmica pra criar vários insights. Já teve o cara da Google, da Amazon. Através desses contatos, o representante da Amazon, por exemplo, levou um profissional daqui que vai ser o representante deles”.

Diogo Mayorka Borba, responsável pelo programa de inovação da Facisc, diz que o evento está dentro do projeto das Semanas da Facisc, mas que o mérito é todo do grupo de Palhoça. “Eles já tinham a ideia em mente, aí casou com o projeto da Facisc para reunir as pessoas com interesses comuns. Mas os caras aqui são top”. Ele acrescenta que nesse primeiro encontro vieram 54 dos 123 membros dos Núcleos de Inovação do estado, o que considera um número bom. “Para um primeiro, nós esperávamos menos. A coordenadora do evento Maidi Dalri avalia o encontro positivamente e diz que os participantes “vieram com uma sede muito grande. A inovação só acontece quando tem criatividade, e criatividade tem quando as pessoas se conectam”, conclui

 



Galeria de fotos: 2 fotos
Créditos: DIVULGAÇÃO DIVULGAÇÃO
Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • Banner-310x260.gif