O rio, a ponte e o bairro

Na seção #tbt desta edição, a importância da Ponte do Imaruim no desenvolvimento da cidade

7004289d32629feb2794ebab0703167e.JPG Foto: ARQUIVO JPP

O rio Maruim, tão importante em nossa região, nasce a 750 metros de altitude e após percorrer o município de São Pedro de Alcântara, banha, em seu trecho final, os municípios de Palhoça e São José, servindo de limite entre eles, indo desaguar na baía sul. A antiga ponte, construída em 1857, durante muito tempo, foi a única via de ligação com o planalto catarinense, e pelo litoral, com o Sul do estado e com o Rio Grande do Sul.

Historicamente, o rio Maruim foi muito importante, por ter sido a via que levou à primeira ligação entre a vila de Nossa Senhora de Desterro (atual Florianópolis) e o planalto serrano. Sua história começou em 11 de janeiro de 1787, quando o alferes Antônio José da Costa, no comando de 24 homens e sete mulas de carga, seguiu serra acima, seguindo inicialmente pela margem do rio Maruim (então chamado Maruhi), chegando a Lages no dia 9 de agosto do mesmo ano, após percorrer 17 léguas e meia. 

Documentalmente, o bairro da Ponte do Imaruim, que era chamado Ponta do Maruim, iniciou em 31 de julho de 1793, quando o então governador João Alberto Miranda Ribeiro enviou ofício ao conde Rezende, vice-rei do Brasil, pedindo a nomeação de capitão da companhia da infantaria auxiliar da freguezia de São José para Caetano Silveira de Mattos. Em um trecho do ofício, referindo-se a Caetano, o governador cita: “(...) agora mesmo se acha actualmente empregado na factura de um armazem ou Palhoça, que mandei construir nos mattos da Terra Firme, para fazer um depósito de farinha (...)”.

É evidente que, antes de Caetano Silveira de Mattos, já havia construções rústicas feitas por pescadores para abrigo ou depósito. Mas, construção permanente, com escravos e intenção de comércio, provavelmente, o entreposto comercial de Caetano Silveira de Mattos foi o primeiro, dando origem ao bairro da Ponte do Imaruim. 

 



Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • Banner-310x260.gif