Palhoça é destaque em periódico europeu

Parceiro digital do jornal Luxemburger Wort em Portugal repercute inauguração do consulado luxemburguês na cidade

9d186ad074881bb164ae8c08fb8ac39e.jpg Foto: RICARDO MARTINS/DIVULGAÇÃO/PMP

O site "O Contacto", parceiro digital em Portugal do diário Luxemburger Wort deu destaque à notícia da instalação de um consulado luxemburguês em Palhoça, fato ocorrido na segunda-feira (11). Com o título "Grão-Ducado inaugura consulado na região mais luxemburguesa do Brasil", o Luxemburger Wort, publicado em Luxemburgo em língua alemã, mas que também inclui secções em luxemburguês e francês, revela que a cidade de Palhoça foi a escolhida para a instalação da representação diplomática, por ser o município com mais descendentes de luxemburgueses no Brasil.

A instalação do consulado luxemburguês em Palhoça aconteceu um ano depois da inauguração da embaixada de Luxemburgo no Brasil.

O Luxemburger Wort cita, inclusive, parte de um post da página do prefeito Camilo Martins no Facebook, onde ele registra "o prazer de receber, em nosso gabinete, o embaixador de Luxemburgo no Brasil, Carlos Krieger, juntamente com a cônsul Karen Schwinden e demais autoridades", para tratar da inauguração do consulado, na área central e histórica da cidade. 

"Geralmente, as representações diplomáticas se estabelecem nas capitais dos países ou de estados. Isso por si só aumenta, consideravelmente, a importância da escolha por Palhoça, para receber o consulado de Luxemburgo", comenta o prefeito. O consulado tem jurisdição para os estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.

"O Contacto" cita que Santa Catarina "tem mais de cinco mil descendentes de luxemburgueses" e Palhoça é o município "onde há mais famílias e apelidos originários de Luxemburgo".

Os laços de amizade entre Luxemburgo e Brasil são antigos, anteriores ao ano 1900, lembra o jornal europeu. O Brasil é considerado o maior parceiro comercial de Luxemburgo na América Latina e continua a oferecer um enorme potencial de investimento para empresas luxemburguesas. Ligação aérea entre os dois países, cooperação na área dos satélites e do setor marítimo e dupla tributação são alguns dos assuntos a ocupar as mesas de negociações das representações do Grão-Ducado e o Brasil.



Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • Banner-310x260.gif