Palhoça envia delegação à fase estadual dos Jasc

Município será representado por atletas de handebol (feminino), jiu-jitsu e triatlo (que terão atletas no masculino e no feminino)

9dda81c893073131bc5c83f206560907.jpeg Foto: DIVULGAÇÃO

Palhoça será representada em três modalidades na fase estadual dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), entre 6 e 16 de setembro, em Caçador: handebol feminino, jiu-jitsu (esporte ainda em fase de apresentação) e triatlo.

É a primeira vez que Palhoça terá uma equipe feminina de handebol nos Jasc. O presidente da Fundação Municipal de Esporte e Cultura (FMEC), José Virgílio Junior (Secco), quer fomentar a modalidade dentro dos projetos do município com esportes de base, e fez uma parceria com a Associação Desportiva Feminina de Handebol de São José (ASFHSJ), que vai representar Palhoça nos Jogos Abertos. Também será a primeira vez da ASFHSJ nos Jasc. “Como a gente está querendo desenvolver essa modalidade, fechei a parceria”, argumenta Secco.

“Isso só foi possível graças à parceria e à confiança do secretário Secco no nosso trabalho, e isso só aumenta nossa responsabilidade em fazer bons jogos. Claro que nossa ansiedade é muito grande, por ser uma estreia, mas estamos prontos”, comenta o técnico da equipe, Maurício João da Silva. O treinador também projeta o legado que essa participação pode trazer para o esporte no município. “Esperamos também que nossa participação nos Jasc sirva de inspiração para os alunos das escolinhas do município, que se dediquem mais para participar dos eventos da Fesporte”, observa.

Na primeira fase da competição estadual, Palhoça deve enfrentar as fortes equipes de Blumenau e Jaraguá do Sul.

 

Triatlo

O triatlo é outro esporte que já teve atenção da FMEC. Em 2011 e 2012, o município apoiou uma escolinha sediada na Unisul, na Pedra Branca - aliás, muitos triatletas da região treinam regularmente no complexo aquático da universidade. Um bom resultado nos Jasc pode remobilizar o poder público a retomar o projeto.

A equipe palhocense terá Thaisa Menezes, Camilla Medeiros e Christiani Schweitzer, no feminino; e Júlio de Souza, Gustavo Pasinatto, Lucas Medeiros e Ivan Dias, no masculino. “A ideia da equipe é a participação e o fortalecimento da modalidade. Nossos atletas vão dividir a mesma prova com atletas que são destaques nacionais e internacionais no triatlo, com a atleta Pamela Oliveira, que já esteve em duas Olimpíadas e está voltando com a 4ª colocação do Campeonato Mundial de 70.3 (1/2 Ironman), e Diogo Sclebin, atleta olímpico do Brasil”, comenta Elinai Freitas, técnica do município de São José e que desenvolve um projeto de escolinha de triatlo.

 

Jiu-jitsu

No jiu-jitsu, Palhoça será representada por grandes expoentes do esporte no município, como a campeã mundial Jessica Blaszczyk Dornelas, no feminino; e os experientes Felipe Teixeira (que acabou de conquistar o terceiro lugar no Mundial Master, em Las Vegas; Felipe machucou a perna no campeonato e é dúvida), Nelson Martins e Josimar “Mazinho PH”. São 11 competidores: três no feminino e oito no masculino. “O jiu-jitsu é única e exclusivamente nosso. Fizemos uma seletiva dos nossos atletas, de todas as agremiações, no Caminho Novo, e os campeões de cada categoria vão representar o município”, comenta Secco.



Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • Banner-310x260.gif