Palhoça realiza evento sobre Cidades Inteligentes

As chamadas "smart cities" favorecem o desenvolvimento sustentável por meio da inovação, competitividade, atratividade e resiliência

a7ae6e5ec18de095f073a155aec789df.jpg Foto: REPRODUÇÃO/INTERNET

Nesta quarta-feira (21), às 19h, a Prefeitura promove o evento sobre cidades inteligentes chamado MeetUp Smart Cities, no edifício Atrium Offices na Pedra Branca. A iniciativa ocorre por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Instituto de Apoio à Inovação, Incubação e Tecnologia (Inaitec), Impact Hub Floripa, Pedra Branca Empreendimentos e Associação Empresarial de Palhoça (Acip).

Nomes reconhecidos na área de inovação, como a secretária municipal de Administração, Cristina Schwinden Schmidt; o desenvolvedor de smart cities Luiz Carlos de Freitas Junior; a PhD em sustentabilidade para engenharia Daniella Abreu; e o diretor presidente da Pedra Branca Empreendimentos, Marcelo Gomes, vão conduzir painéis para estimular ideias que desenvolvam nossa cidade com inteligência e sustentabilidade. A mediadora será a consultora de negócios inovadores Thaís Nahas.

Serão norteadas questões como: projetos inteligentes que estão sendo trabalhados na cidade; como as pessoas veem as cidades inteligentes; características principais de uma "smart city"; desafios para tornar a cidade mais inteligente; como mobilizar pessoas para desenvolvimento de ambientes; o que conecta as pessoas e como é possível desenvolver uma comunidade forte e colaborativa.

O prefeito Camilo Martins lembra que Palhoça já é reconhecida por ser uma cidade inovadora, que estimula o uso de tecnologias na cidade para melhorar serviços, sem envolver recursos públicos. "A tecnologia na gestão pública reduz custos públicos e permite investimentos nas necessidades da população. Tornar os processos na atividade pública mais transparentes e rápidos facilita a vida das pessoas na cidade é um compromisso com a satisfação do cidadão", conclui.

 

Smart cities

Segundo o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), uma "smart city" ou cidade inteligente é aquela que coloca as pessoas no centro do desenvolvimento, incorpora tecnologias da informação e comunicação na gestão urbana e utiliza esses elementos para estimular a formação de um governo eficiente, com planejamento colaborativo e a participação cidadã.



Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • Banner-310x260.gif