Palhoça recebe novo destaque por gestão inovadora

Prefeitura foi uma das 13 instituições públicas de todo o país selecionadas no 8º “Redes WeGov”, um evento anual que estimula cases inovadores no setor público

4090629c75065ef0269c316ec23116f5.jpg Foto: DIVULGAÇÃO

A Prefeitura de Palhoça foi uma das 13 instituições públicas de todo o país selecionadas no 8º “Redes WeGov”, um evento anual que estimula cases inovadores no setor público, por meio de feiras e premiações, onde as participantes (do poder Executivo, Legislativo e Judiciário, nas esferas municipal, estadual e federal) enviam seu caso de comunicação ou tecnologia para apresentar.

O objetivo da iniciativa, que ocorre desde 2012, é viabilizar a transparência na gestão pública, reconhecendo agentes públicos e estudos que utilizam as redes sociais e a tecnologia para melhorar o relacionamento e a prestação de serviços ao cidadão.

Palhoça foi selecionada por utilizar uma plataforma eletrônica chamada 1Doc, que integra o acesso às informações sobre documentos e processos internos da Prefeitura em todas as secretarias, autarquias e fundações da administração pública direta e indireta. Além disso, o programa é um canal de comunicação entre servidores e cidadãos, por meio da ouvidoria. Na ferramenta, que também atende outros municípios, a Prefeitura de Palhoça possui o maior engajamento (92,18%) e qualidade (9,8).

O prefeito Camilo Martins descreve a plataforma como uma inovação na comunicação estratégica: “Tornar os processos na atividade pública mais transparentes é um compromisso com a satisfação do cidadão. Além disso, é nítida a melhora na eficiência e na prática do desenvolvimento sustentável”.

A secretária municipal de Administração, Cristina Schwinden Schmidt, explica que os estudos técnicos realizados até o início de 2018 indicam que foi possível poupar mais de 550 mil impressões em papel, um equivalente a 83 árvores preservadas por dia, além de uma economia de quase R$ 400 mil em aproximadamente 25 mil atendimentos - desde 2015, quando o programa foi implantado. “Em poucos cliques, mais de 1.200 servidores de 512 setores podem acessar as informações necessárias para o trabalho diário. Além disso, todas as secretarias e departamentos ficam diretamente conectados com mais de oito mil cidadãos cadastrados e podem resolver as demandas com mais agilidade”, conclui.


Referência em inovação

Em 2016, a Prefeitura recebeu o prêmio “Boas Práticas em Gestão Pública”, promovido pela Escola Superior de Administração e Gerência (Esag) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), na categoria “Tecnologias de Informação para Transparência”.

Além disso, a administração municipal foi selecionada pelo Programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) em 2018, promovido pelas Organizações das Nações Unidas e Ministério do Meio Ambiente, em duas categorias: “Uso racional do papel” e “Tecnologia da informação aplicada à sustentabilidade”.

O Rede WeGov, que selecionou o case palhocense nos últimos dias, é um espaço de aprendizado com atividades baseadas em empoderar os agentes públicos, incentivar as boas ideias e práticas e aproximar as três esferas e os três poderes em uma rede colaborativa de construção.



Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • Banner-310x260.gif